"Insomnia" de Kris Kelley
São 5:54 da manhã e eu acabo de sair de uma insônia de quase duas horas. Resolvi inaugurar minha 4ª feira mais cedo hoje, e transformar minhas horas a menos de sono em algo que merecesse ser transcrito, o que, conseqüentemente, por dedução óbvia, me levou a escrever este texto.
Insônia é um negócio que pode ser, ao mesmo tempo, engraçado e interessante pra algumas pessoas, caso elas tenham bom humor e interesse o suficiente pra encará-la dessa forma, é claro. Não posso falar pelos outros, mas muitas das minhas insônias foram particularmente proveitosas.
A de hoje, por exemplo, me serviu pra um bocado de coisas, dentre elas priorizar algumas decisões em detrimento de outras, esboçar algumas idéias, e planejar meus próximos dois meses.
Desviemos um pouco do assunto principal e falemos do último item citado no parágrafo anterior. Se teve uma coisa que eu já aprendi nesse ano, que ainda nem chegou na metade, definitivamente foi não planejar nada a longo prazo, mesmo que este se encaixe no período relativamente curto de um ano. Daí a decisão tomada durante minha insônia de hoje. Dois meses é o ponto mais distante que pretendo ir em meus próximos planejamentos.
Mas, voltando às insônias, um dado interessante que deve ser compartilhado (e que curiosamente se conecta a um outro texto que escrevi por aqui sobre os surtos criativos em nossas horas debaixo do chuveiro) é o fato de muitos insones (ou poucos, afinal, aqui estou usando como base apenas minha própria experiência) encontrarem na quietude da madrugada, no "quentinho" do cobertor (em uma noite fria como foi a de hoje), e na escuridão relaxante de um quarto (embora muitos encontrem o oposto disso) o ambiente e as circunstâncias mais propícias para dar vazão às suas idéias.
É compreensível, afinal, muitos de nós só encontram a chance de processar todas as informações com as quais estabelecemos contato, ao longo do dia que deixamos pra trás, durante os poucos momentos em que tudo ao nosso redor alcançou um estado de relaxamento quase pleno, sem ruídos auditivos, visuais, enfim, sensoriais, que distraiam nossa atenção. E acho que nem preciso exemplificar tais ruídos, afinal, todos nós somos capazes de enxergar os contrastes entre um dia abarrotado de tarefas a serem cumpridas, e uma madrugada disposta a nos oferecer uma rota de fuga momentânea do "inferno sensorial e informacional" que é boa parte de nossas "horas despertas."
Em pouco menos de duas horas, que foi o tempo que eu consegui suportar minha insônia até decidir me levantar da cama pra escrever este texto, deu pra pensar em muita coisa (cheguei ao ponto de me imaginar dando uma entrevista pra eu mesmo como sendo Grant Morrison, que é um dos meus escritores preferidos de histórias em quadrinhos), entre elas que me seria muito útil ter uma "Sala do Tempo", como a deDragon Ball.
(Nota Cultural: Sala do Tempo é um conceito muito bacana criado por Akira Toriyama, um famoso criador de histórias em quadrinhos japonesas, ou mangás, em Dragon Ball, uma de suas criações mais famosas. Basicamente consiste em uma sala, localizada dentro do templo flutuante do deus daquele mundo, onde um dia fora dela corresponde a um ano lá dentro. Assim, se uma pessoa ficar 24 horas enfurnada na tal sala pra ela terá passado 365 dias, enquanto lá fora só terá transcorrido um único dia.)
Acredito que em um lugar assim eu correria o risco de fazer duas coisas:
1) produzir tudo que deixei de produzir em um ano normal (ou seja, cheio de contratempos, "ruídos" e obstáculos) ou;
2) simplesmente enlouquecer, pois eu teria um ano inteiro à minha disposição sem nada pra me impedir de fazer qualquer coisa. Talvez a ausência de dificuldades seria tão chocante, tão fora da realidade em que vivo, que seria motivo forte o bastante pra eu surtar de vez e entregar os pontos.
Eu apostaria nas duas possibilidades, primeiro produziria muito, e depois surtava, caso sobrasse algum tempo.
O que acontece é que especialmente nos últimos 3 anos (isso sem contar todos os outros que compoem minha vida até aqui) andei acumulando tantas idéias e informações na minha cabeça que isso acabou se tornando um problema. Minha atenção se tornou alta e, em alguns casos, perigosamente dispersiva. O que, por um lado, me leva a me interessar por assuntos dos mais diversos, e por outro torna quase impossível eu me concentrar em apenas um deles por muito tempo.
Acho que um ótimo exemplo disso é este texto, que começou falando de insônia, e agora termina comigo fazendo uma confissão sobre um dos problemas que mais prejudicam meu futuro profissional, e vem me impedindo de perseguir um único objetivo, focar minha atenção em uma única idéia, e me poupar de algumas noites de insônias, mesmo que produtivas, como a de hoje.
_______________________________________
Comentários:
Hoje vim pra enxe u saco xD Atualização é uma coisa que não aocntece muito por ake. Sabia que o Bobo ganhou vida? OO Só que ele não azul xD Eu sou feliz \0/ eu. | 04-06-2006 23:45:04 _____________________________________________ | |
hmm... "telefones" de idéias são sempre interessantes ^^ por exemplo.. eu vim parar nesse blog pq tava procurando a fanfic da Tabita sobre os ComboRangers... e depois descobri q vc eh o Wolv q tá na comu dos Cr xPPP (por falar nisso, seus coemntarios sao mto bons xDDDDD)... e bem, jah q eu tava procurando msm... vc sabe d algum lugar (fora o "site oficial" da fic) no qual posso achar "Os Sentimentos dos ComboRangers"??? well... anyway, thnx ^^ Greyhawk | Homepage | 27-05-2006 23:28:12 | |
Realmente, pessoas mal humoradas (como eu), de maneira alguma pode ter uma noite como esta. E te digo mais...planejar pra dois meses, mesmo sendo este um período curto, tbm não dá certo. O negócio é não planejar, ou apenas planejar o seu próximo dia. Claro, que cada pessoa é uma pessoa mas...vai saber. Enfim, o objetivo de um comentário..é comentar não? Até aqui eu penso em objetivos. Perdi boa parte do meu tempo até aqui (com os meus 19 anos), planejando o que seria de mim dake a meses...enfim, agora estou aqui fazendo as únicas coisas que não planejei. Eu sei, eu sou negativa mesmo. Mas vai em frente. Vc é uma pessoa diferente de mim. Boa sorte. eu. | 27-05-2006 19:23:42 |