quinta-feira, 20 de novembro de 2003

[REFLEXÕES] A Busca

Fico aqui pensando nos bons momentos de minha vida, geralmente quando não estou fazendo nada de relevante. Mergulho em minhas memórias a fim de encontrar aquelas correspondentes a instantes... a lapsos de tempo durante os quais eu vivi como todos deveriam viver: em uma "felicidade momentânea", experimentando ao máximo cada segundo do presente, que agora é passado, sabendo que, um a um, todos são especiais, por serem únicos, e irrecuperáveis.

Talvez seja a "irrecuperabilidade" dos melhores momentos de nossa existência nesse mundo, e não apenas deles, mas de todos os instantes de nossa estadia aqui na Terra, que os torne tão especiais, a ponto de sempre se encontrarem armazenados em locais especialmente reservados de nossas memórias, facilmente acessíveis, e infalivelmente "emergíveis", quando mais precisamos que eles voltem à superfície de nossas mentes.

Como seres humanos, vez ou outra, temos a necessidade de assistir essas "reprises" de capítulos especiais de nossas vidas. Lembrar das boas coisas que já nos aconteceram, das que um dia fizemos, ou daquelas que alguém fez para nós. Às vezes apenas para ter aquela satisfação que se alastra pelo corpo, e nos faz sentir tão bem, ao nos lembrarmos de algo bom.

Outras pessoas preferem se lembrar de tudo o que lhes aconteceu de bom como uma forma de incentivo. De sempre lutar para que outros bons momentos venham futuramente a fazer parte de seus arquivos de boas lembranças.

Quando me essas boas lembranças voltam à tona, eu tanto me satisfaço como me sinto incentivado a correr atrás de todos os elementos que possam vir a se combinarem novamente para gerarem outros bons momentos que, mais adiante, possam vir a ser lembrados, gerando mais satisfação e incentivo para meu "eu futuro".

Mas eu diria que esses não são os motivos principais. Não é especialmente por essas duas razões que eu, muitas vezes, dedico parte do meu presente lembrando-me do meu passado.

Aliás, é interessante, se formos analisar mais friamente a situação, essa nossa mania de gastarmos nosso tão precioso tempo recuperando, de cantos muitas vezes longínquos de nossas memórias, lembranças de um tempo que já se foi.

Gastamos nosso presente para nos lembrarmos do passado, quando poderíamos muito bem estar aproveitando-o mais com o objetivo de vivermos outros bons momentos, ao invés de nos contentarmos apenas em lembrar daqueles que já vivemos um dia.

Porém, voltando ao assunto principal, eu dizia que gosto de me lembrar das coisas boas que me aconteceram durante meu curto tempo de vida não apenas pela satisfação, ou pelo incentivo gerado por tal ato. A principal razão é até simples: faço isso para, com uma freqüência que a cada dia se torna maior, me dar conta de que a maioria das minhas boas lembranças se concentram em um período de minha existência que parece fazer parte da vida de outra pessoa, completamente diferente da que eu sou hoje.

Quando digo "completamente", não me refiro somente ao fato de eu ter mudado muito de 12 ou 13 anos pra cá. Refiro-me a uma mudança tão drástica, marcante, e, de certa forma, traumática, que foi capaz de desataros laços que uniam o ser que eu sou hoje àquele que um dia fui.

Continuo com as mesmas lembranças da pessoa que fui um dia, mas não consigo me sentir ligado àquela vida que já tive, como se aquele que viveu tudo o que consigo me lembrar a respeito daquele período fizesse parte da memória de uma outra pessoa.

É como pedir emprestada a vida de outra pessoa, e passar a vivê-la a partir de um certo ponto. Por mais que eu tenha acesso às lembranças que ela acumulou até aquele momento, eu sei que elas não são minhas, mesmo sendo o atual "dono" do corpo que o proprietário anterior usou para viver momentos tão bons.

Claro que esse não é o caso. Isso não passa de uma comparação, a qual uso apenas para exemplificar como eu me sinto às vezes, quando me lembro daquilo que já vivi na minha infância, por exemplo. E é a partir desses instantes, aos quais me dedico a "assistir reprises" de momentos marcantes de minha vida, que constantemente sinto vontade de ser extraído do curso natural dos acontecimentos. Encontrar-me do lado de fora de minha própria existência, podendo enxergá-la do início ao fim, em um plano geral.

Ah, como seria bom fazer isso!

Buscar pacientemente, nessa dimensão onde tempo e espaço não teriam valor algum, cada um dos bons momentos que já vivi, e dos que ainda irei viver, pegá-los, e jogá-los em uma cápsula capaz de extrair a essência de todos eles. Extrair aquilo que os torna tão especiais, e assim, descobrir a fórmula necessária para transformar todos os instantes de nossas vidas em momentos de paz, alegria, e especialmente satisfação. Momentos que não seriam mais momentos, mas a vida em si.

Ao descobrir tal fórmula, não pensaria duas vezes antes de jogá-la no rio que corre através de cada segundo de minha existência. E pelas águas desse rio, se espalharia o verdadeiro "princípio da felicidade".

Porém, isso é apenas uma fantasia que jamais irá se realizar. Pois a busca pela felicidade é o que move a vida de cada ser humano presente nesse planeta. E nenhum de nós é capaz de tal feito.

Todos nós procuramos transformar cada um de nossos dias em "bons dias", em "ótimos e inesquecíveis dias". Terminar cada um deles e dizer a nós mesmos: "hoje eu aproveitei meu dia ao máximo, e não poderia me sentir melhor do que já estou".

Quando nós conseguirmos fazer com que todos os nossos dias, sem a menor exceção, sejam assim, teremos encontrado a felicidade.

Certamente tal busca irá demorar muito para ser concluída, mas estamos aqui por ela, todos nós, o que significa que é possível chegarmos ao objetivo principal. Basta não desistirmos dela. Pois, sem um propósito, não somos nada. E este é o propósito por trás de nossas vidas.

Pelo menos é o que eu penso...


Aqui me desanexo...
____________________________

Comentários:

Adorei seu blog! Nunca tenho paciencia para ler posts mto grandes , mas esse seu eu li inteirinho! Interessante ... tudo oq vc escreveu faz mto sentido, essa busca constante pela felicidade impulsionada pelos momentos bons já passados... Me fez pensar! Continuarei entrando! Da 1 passadinha no meu blog tb! Beijos!

Dusky | Email | Homepage | 25-11-2003 20:27:46
_____________________________________________
Obrigado pelos elogios, Roxie. Tb adoro vc. ^.^ E, não precisa se desculpar.É pra isso q serve a opção de apagar comments no Blogger. XP Um abraço. Té mais!!!

Wolv | 25-11-2003 16:16:33
_____________________________________________
desculpa a quantidade dos comentarios que sairam, juro que nao foi minha intençao, é que o pc deu pau e eu apertei tres vezes em "salvar" achando que nao tinha salvado, sorry............ beijos

Roxie | Email | Homepage | 25-11-2003 15:00:36
_____________________________________________
Wolv, olha só... relembrar do passado as vezes tem que ser como colocar sal na comida.. na medida certa, fica perfeito, quando é demais, estraga e atrapalha! Eu adoro o que voce escreve.. sempre nos fazem pensar... beijos, valeu pelas vizitas no meu blog.. e preciso dizer que te adoro? Acho que nao, pq vc sabe, mas do meu jeito, EU TE ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Milhoes de beijinhux^^ Roxie

Roxie | Email | Homepage | 25-11-2003 14:59:44
_____________________________________________
Muito obrigado pelo comentário, e pelos elogios, Anne, embora vc mereça mais do q eu. Um abraço.

Wolv | Email | Homepage | 24-11-2003 04:07:26
_____________________________________________
Oi! A felicidade não é um fim a ser alcançado, mas sim, o meio, o caminho, a viagem. Por isso q descobrimos q éramos felizes tarde demais...Bjux!

Lady Johns | Email | Homepage | 24-11-2003 01:41:25
_____________________________________________
Oi lindo amigo, quer me proporcionar um momento de felicidade? Então vá comentar meu conto no site:www.cadasemanaumconta.blogger.com.br Ficarei a semana toda, dá tempo de ir lá e me presentear com suas palavras tão sensatas e inteligentes. Agora, se não gostar do conto, diz que gostou assim mesmo,rssss. Brincadeirinha. Pode ser sincero,ok? Vc está sendo conhecido como o blogueiroquecomentacommaisintensidadenanet.rss e não quero perder esta. Beijão e obrigada.

Anne | Homepage | 23-11-2003 23:05:14
_____________________________________________
Vc e todo o pessoal do fórum, do CATABI e do Messenger tb são muito especiais pra mim, Lali! ^___^

Wolv | 23-11-2003 19:21:18
_____________________________________________
Papi Poético. Tb gosto de lembrar do passado, e as vezes lembrar do passado eh ruim pq eu sinto falta de algumas coisas, eu sinto falta da minha primeira serie, que eu ficava o tempo todo com a aninha e a Liz, mas quando eu penso nisso eu lembro que se eu ficasse presa ao passado eu não conheceria vocês todos, que são amigos muito especiais e importantes pra mim. Deu pra entender? Eh bom lembrar do passado, pq o passado nos torna o que somos hoje, mas eh importante olhar sempre para o futuro.

Lali | 23-11-2003 19:18:54
_____________________________________________
Ai ai ai... fiquei sem o q falar.. Bejão.. té mais..

May | 23-11-2003 17:55:59
_____________________________________________
Oncinha...ker dizer Worv. ^_* Olha só. A felicidade já foi encontrada a tempos. Sabemos q td da certo, agora ou depois. Então é só fazer a nossa parte em cada momento. Eu sei. Parece fácil de mais. Mas é, fazer o q! Q Bom. E o tempo passa ker v? Ó...passou.....Leia mais abaixo. . . . Ó...ta passando enquanto vc lê isto... Passou de novo.....Mas é assim q tem q ser. Se ñ passar agente ñ evolui e ñ vive; só pausa e reprisa. E puxa hein, vc tá escrevendo bem pra caramba. Já pensou em escrever profissionalmente? Vamos jogar hoje?

Gobi | Email | 23-11-2003 09:45:41
_____________________________________________
Nossa...muito interessante seu texto...faz com que paremos para pensar um pouquinho sobre os momentos em que paramos para pensar um pouquinho ^-^...e eu sou cheia desses momentos flashbacks em que relembro de coisas boas memoraveis ou pessimas muitas vezes...amei o texto e concordo com você em termos como proposito fazer de cada dia o melhor de nossas vidas...assim quem sabe quando menos esperarmos nos damos conta de que somos felizes e não sabemos... Insane Kisses from Lily Delirium!!!

Lily Delirium | Homepage | 23-11-2003 02:03:20
_____________________________________________
Eu sei

Wolv | 23-11-2003 01:10:29
_____________________________________________
Eu morro

Trinity | 22-11-2003 21:59:29
_____________________________________________
Oi Wolv..... interessante seu post..... eu não costumo gastar mto tempo presa a lembrança de bons momentos... ^^ tento pensar em como fazer o dia que virá melhor.... Achei sua concepção de felicidade interessante, mas essa felicidade deve ser algo difícil de se conseguir.... Apesar das dificuldades, desejo que sua jornada em busca dela seje bem sucedida, Wolv-san ^^ .... bem... só... Bjos pra vc! té mais! ^^ ......Raÿ

Ray Hino | Homepage | 22-11-2003 19:54:22
_____________________________________________
E isso é bom ou ruim..? ¬_¬'

Wolv | 22-11-2003 18:52:36
_____________________________________________
Bem, eu não li esse post(eh grd demaissss XDD) Mas vi akelas fotos mais pra baixo... tem uma delas q vc tah a cara do daniel(eh esse o nome? bem, se nao for, agora eh) o guri q faz o harry potter!! XD

Ket | 22-11-2003 18:25:12
_____________________________________________
Nossa... sem palavras agora...

Quezacolt | 22-11-2003 12:38:02
_____________________________________________
Só nas filosofias!!!Visite meu blog novo..tem umas filosofias lá tbm.... Beijux

Liu | Homepage | 22-11-2003 02:06:44
_____________________________________________
Wolv, estou encantada com suas palavras. Vc me presenteou de tal forma que li duas vezes cada comentário analizando os post. Vc está entrando muito depressa no meu coração, pela sua maneira de ser, de pensar. Amei o post de hoje, também me pego às vezes presas as boas recordações. Sou capaz de retornar o caminho, volto muitas vezes para extrair de lá, a força para prosseguir. Adoro o presente, mas é muito efêmero, se não aproveitarmos o momento real, já se foi... Um beijo, agradeço muito por vc ser tão atencioso.

Anne | Email | Homepage | 20-11-2003 16:29:33
_____________________________________________
oi, Rô! Vi seu comentário no meu log, pôxa que pena que vc não viu o programa! =\ Foi bem legal! ^^" Beijinhos!

*Mari Moon* | Email | Homepage | 20-11-2003 11:01:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário