quarta-feira, 22 de março de 2006

[REFLEXÕES] Liberdade Criativa (e a falta dela)


Se tem uma coisa que realmente me irrita (entre outras, que não vêm ao caso) é ser interrompido em um momento de inspiração. Lá estou eu divagando, observando pacientemente as idéias assentarem-se em minha mente, quando repentinamente vem alguém me dizer uma coisa que não me interessa naquele instante; ou abre uma porta em uma hora inoportuna; ou começa a brigar com outra pessoa perto de mim; ou discutir comigo sobre uma idiotice que eu fiz, a respeito da qual definitivamente NÃO estou disposto a falar durante minha imersão no mundo da idéias (e que Platão não se irrite com minha interpretação pessoal de suas idéias neste ponto).

Claro que na maioria das vezes em que me acontece isto eu não interrompo a pessoa pra dizer: "Dá pra calar a boca e deixar que eu termine de ter essa idéia?!" Não duvidem que vontade pra isto não me falta. Mas pra tudo existe um limite, até na hora de expressar minha indignação e revolta pela interrupção criativa à qual fui forçado a me submeter. Tenho bom senso o bastante pra concluir que soaria metido, orgulhoso, egoísta e tão respeitoso quanto a pessoa que me interrompeu caso tomasse uma atitude como esta.

Daí vocês me perguntam: "Então que porcaria você tá querendo dizer com tudo isso?! Se você não tem peito pra tomar uma atitude, continua frouxo e sofrendo essas interrupções idiotas! Um trouxa como você merecia mesmo era perder um punhado de boas idéias!"

Diante disto o que eu poderia dizer? Faz parte desse negócio todo chamado criatividade. Há pessoas que são naturalmente criativas, e aquelas que não tiveram tanta sorte assim (e neste ponto cabe um parêntese: CLARO que não estou dizendo que a humanidade se resume a isto! Obviamente há toda uma gama de variantes que preenche a lacuna entre os dois extremos que citei).

Mas, voltando aos criativos e não-criativos, os primeiros sofrem com o que muitos deles julgam ser "freios criativos", cujos exemplos eu citei no primeiro parágrafo. O problema é que os criativos se enganam pensando assim.

Como bem diziam as chamadas para a segunda temporada da série Lost, "tudo acontece por uma razão". As interrupções criativas acontecem direto, resta-nos descobrir a razão pela qual ocorrerem, e usá-la a nosso favor.

Eu tenho minha teoria sobre os entraves criativos. Acredito que eles entram na mesma "galeria de vilões"onde se encontra a crise criativa, a falta de tempo, o desânimo e a preguiça. Na verdade todos eles podem ser classificados como obstáculos no caminho de quem busca desenvolver sua criatividade. Desafios cujo objetivo é nos ajudar a evoluir, nos aperfeiçoar e ganhar mais intimidade, conforto e segurança com nossopapel aqui neste mundo.

Uma mãe carrega a criança 9 meses em seu ventre, e descansa muito após o parto. Um pintor fica um dia inteiro dando retoques em seu quadro, mas uma hora ele pára pra repôr as energias de seus braços e limpar a tinta das mãos. Deus ficou 6 longos e trabalhosos "dias" criando o mundo, e tirou o 7º pra descansar. Nenhum deles se deu por satisfeito depois da interrupção momentânea. A mãe criou seu filho até achar que ele estava maduro o bastante para seguir seu próprio caminho. O pintor terminou seu quadro e logo em seguida começou uma nova obra. E tenho certeza que Deus até hoje acompanha e ajuda no progresso do mundo que criou, como a mãe com seu filho, como o pintor com seus quadros.

O progresso sempre vem. Basta não permitirmos que nós mesmos sejamos nossos maiores obstáculos, inimigos de nossa própria liberdade criativa.

______________________________

Comentários:

Isso eh verdade... As vezes nós mesmos atrapalhamos o que virá naturalmente... aff... odeio ser humana.

tab | Homepage | 10-04-2006 18:51:29
_____________________________________________
enila ( { ?} )

... | Email | 10-04-2006 17:24:49
_____________________________________________
GOSTOSO! Valeu...

... | 10-04-2006 17:23:13
_____________________________________________
Olá... sou amiga do seu irmão e adoro passar por aqui... Gostaria de trocar umas idéias contigo, posso perceber que temos muito em comum. Tua face, na foto, me passa o retrato da candura. Beijos! E me adiciona vai...

... | 03-04-2006 13:01:51
_____________________________________________
Oi Wolv....sou amigo da Mariana, ela me passou seu link... Começando a ler seu post, não resisti e tive vontade de comentar... Principalmente sobre a liberdade criativa, coisa que discuti (e tenho discutido ultimamente) intensamente na minha última sessão de psicanálise. Sei que parece 'forçação de barra', mas parece que fui eu quem escrevi este post...hehehehe... Grande abraço!

XTrobo | Homepage | 02-04-2006 16:52:04

Nenhum comentário:

Postar um comentário