domingo, 18 de julho de 2010

[Crítica] The Karate Kid (2010)

karate kid


Bom, acabei de assistir o filme, então vou passar algumas breves impressões. Tentarei não passar muitos spoilers no processo.

Minha curiosidade começou quando vi em outro blog, um post com cinco motivos para não se ver esse filme. Bom, comigo teve o efeito contrário. Atiçou minha atenção para conhecer e comparar.

Comecemos com a discrepância que salta aos olhos: o filme chama “Karate Kid”,mas é passado na China e o garoto luta kung fu. Por que então não se chamou Kung Fu Kid? Bom, a resposta é óbvia. Estão aproveitando-se de uma franquia de sucesso dos anos 80. Até mesmo o roteiro do filme é baseado no seu homônimo oitentinha. Mas isso não o desmerece de forma alguma.

Resumidamente, não achei que este novo filme ficou devendo ao original. A única grande diferença foi a ausência de Noriyuki "Pat" Morita, o tão carismático Sr. Miyagi. Jackie Chan não fez feio no papel de Sr. Han, foi até interessante vê-lo num papel mais dramático, mas também não fez por merecer uma indicação ao Oscar.

Já o filho do Fresh Prince, Jaden Smith não ficou devendo nada a Ralph Macchio. O jovem ator soube passar muito bem veracidade ao personagem.

Como dito anteriormente, o roteiro do filme é baseado no filme original, de 1984. Uma boa refilmagem, mudando-se apenas locais e personagens. Vale a pena pelas paisagens chinesas mostradas, muito lindas por sinal, como cenas na grande muralha e no templo nas montanhas. Os bons observadores notarão também as várias referências ao filme de 84.

Chegaram a criticar a cena em que o sr. Han defende o jovem Dre e luta com garotos de 12 anos, contrapondo-se a cena em que o sr. Miyagi luta contra adultos. Bem, a cena não ficou ruim assim. Acho q nesse ponto muita gente acaba confundindo Jackie Chan, o ator de ação, como o personagem, Sr. Han, um senhor que trabalha fazendo manutenção nos apartamentos e sabe kung fu. Descontando-se o fato que a habilidade de kung fu dos “garotos de 12 anos” é bem exagerada, o Sr. Han não chega batendo neles, pelo contrário, ele se defende e volta os golpes aplicados contra os agressores.

Talvez o único defeito grande do filme, as lutas no torneio ficaram um tanto quanto teatrais. O uso óbvio de cabos e certos golpes que não passam veracidade. Porém, não é sempre que encontramos filmes como Ong Bak.

Finalizando, pela obra completa eu daria nota 8. Um bom filme pra se ver na sessão da tarde e distrair por umas horinhas, assim como o original. Então, antes de qualquer preconceito, assista o filme!

2 comentários:

  1. Parece simpático. Jackie Chan faz valer a olhada.

    ResponderExcluir
  2. Kung Fu Fighting Everybody was kung-fu fighting.
    Those cats were fast as lightning.

    ResponderExcluir