sábado, 31 de dezembro de 2005

[RETROSPECTIVA] 2005

Foi um ano bom.

Já comecei ganhando um trabalho, e um patrão que aos poucos virou um amigo. Interrompi a produção deClara em decorrência disto e do concurso do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) que fiz no começo de junho, para o qual estudei durante 3 meses e não passei (apesar de ter feito uma nota maior que meu amigo que se formou em Direito!).

Ganhei um novo animal de estimação, uma cadelinha que desde o primeiro momento em que apareceu por aqui toda encharcada no meio da chuva já me conquistou, e que depois de passar quase um mês sem nome definido acabou sendo batizada de Pitchulinha (e que fique claro que não foi aprovado por mim, apesar de agora achar o nome perfeito pra ela).

Posso não ter produzido muito ao longo desde ano, seja em matéria de textos ou desenhos, mas definitivamente foi um dos anos em que eu mais li, o que por si só é ótimo, pois nada melhor do que aumentar a nossa gama de influências para futuras produções próprias. Já iniciei 2005 lendo uma das obras primas de Dostoievski, Os Demônios, novamente ficando fascinado com seu trabalho na criação do perfil psicológico de cada personagem, na ambientação envolvente, e na narrativa bem construída.

Em outro extremo tive meu primeiro contato com um dos autores que já se tornou uma das minhas maiores influências: Douglas Adams. Viajando pelos lugares mais inimagináveis do universo, conhecendo personagens que mais parecem ter saído de um hospício, e me impressionando com a quantidade de idéias geniais que um cara que já foi até limpador de galinheiro pode ter a respeito da vida, do universo e de tudo mais (ok, este final de parágrafo foi um dos maiores clichês que já usei por aqui).

Entre outros destaques literários com os quais tive contato este ano posso citar Alice no País das Maravilhas e sua continuação Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll; Memórias Póstumas de Bras Cubas e Quincas Borba, de Machado de Assis; O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, entre outros.

Não apenas li muitos livros, como também uma quantidade considerável de HQs, dentre as quais vale a pena destacar a fase do Monstro do Pântano escrita pelo Alan Moore, que conseguiu se superar e ocupar o 1º lugar de melhor série em quadrinhos que tive a oportunidade de ler, ultrapassando outra obra sua,Watchmen. E, claro, Sandman, de Neil Gaiman, que finalmente comecei a ler este ano.

No que diz respeito a filmes, foram tantos os que eu vi esse ano, que seria maçante citar todos. Poderia falar das produções italianas de Fellini e Marco Tullio Giordana; das coreanas de Chan-Wook Park (das quais fiz questão de traduzir a maioria das legendas); dos diretores independentes, como Richard Linklater e Lars von Trier; e dos grandes clássicos de cinema como Casablanca, Tempos Modernos, a trilogia O Poderoso Chefão, Apocalypse Now, entre tantas outras.

Na TV duas séries me fisgaram desde meu primeiro contato com elas: Lost, com sua trama cheia de mistérios, personagens bem construídos e interpretados, e drama bem produzido; e Alias, com sua estória intrincada, grandes reviravoltas, e uma ótima interpretação do mundo da espionagem (viciei tanto nela que este ano mesmo baixei e assisti 3 de suas 5 temporadas).

Infelizmente em 2005 não tive tanto contato com meus amigos, sejam os do mundo real, ou os da internet. Os motivos variaram, indo desde os caminhos que cada um escolheu seguir, passando pelo distanciamento natural de relacionamentos que aos poucos se apagam, ou pura falta de interesse em continuar amizades que pareciam não valer a pena, tanta da minha parte, quanto da de outras pessoas.

Também não foi um ano de grandes interesses amorosos que guiaram minha vida, e espero que isto jamais ocorra, pois preciso enfiar na cabeça que meu único guia sou eu mesmo e mais ninguém, e creio que esta será minha filosofia no ano que está pra começar.

Encerro 2005 sem nutrir grandes expectativas pelo próximo, cheio de idéias, mas que prefiro apresentar quando e se realmente for possível concretizá-las. Portanto, sem promessas de ano novo hoje.

Que consigamos muitas realizações ao longo de 2006, que aproveitemos boa parte das oportunidades que surgirem em nosso caminho, e tenhamos a intuição necessária pra deixar passar algumas, que podem nos levar por caminhos tortusos, e nos desviar de nossas principais metas.

Muita saúde pra todos, disposição, força de vontade, ânimo, e especialmente fé, não em um deus que irá nos socorrer a todo o momento, mas em nós mesmos. E um feliz 2006 pra vocês!

Até o ano que vem!

_________________________________

Comentários:

A estrada vai seguindo, Deixando a porta aonde começa, Devemos seguir, que nada nos impeça.

Aélsio | Homepage | 22-01-2006 10:31:27
_____________________________________________
Vou ter que discordar de um ponto... a Primeira temporada de A.L.I.A.S, lembra..s.. é que nem Droga, a primeira dose é de gratis!!!

DeFlesh | 17-01-2006 13:42:06
_____________________________________________
Feliz ano novo. Sei que nos afastamos, mas isso passa - ou não! De qualquer forma, sonhei com você esses dias, mas no sonho você tinha olhinhos azuis... O Rakunin Mura mudou de endereço, caso queria passar por lá... Nos esbarramos por aí. Sorte nesse ano novo =*

Mudoh Belial (Lili!) | Homepage | 01-01-2006 07:35:39
_____________________________________________
Pelo menos as coisas não precisam piorar não é? Pelo menos foi um ano pelo oke eu vejo a certo ponto tranquilo pra vc. Espero que 2006 continue assim, mas ainda com muitas surpresas pra vc. Surpresas boas, digo. Quando uma porta se fecha outra sempre abre. É assim com os amigos tbm, então não precisa dizer infelizmente. Há males que vem para o bem, bem sei disso. Até Wolv. (Como sempre)

heluza. | 31-12-2005 17:59:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário