segunda-feira, 12 de junho de 2006

[CONTO] Dispersas e Conexas

'Feather Equilibrium' de Salvador Dali

"Feather Equilibrium" de Salvador Dali

Surge um dedo, apontando para o alto. Lá em cima uma hélice gira, sem estar presa a nenhum eixo, insinuando que move-se por força própria.

Sobre a hélice vejo um espelho que a reflete. Ele é perfeitamente quadrado, e flutua a menos de um metro dela. Como o objeto girante que reflete em si, o espelho não está preso a nada.

Cansando-me de procurar um significado pra tal visão, abaixo os olhos e os dirijo para a frente. Surpreso, encontro uma porta cinco metros adiante, de pé, presa a parede alguma.

Por fim, olho para o chão, e não o encontro lá. Só vejo meus pés, que se prendem aos meus tornozelos, que se conectam às minhas pernas, que se ligam aos meus joelhos, e estes às minhas coxas, e elas à minha cintura, que se liga ao meu abdômen, que se funde ao meu peito, que sustenta meus ombros, e estes os braços de onde pendem minhas mãos.

Não vejo meu pescoço, nem minha cabeça e sequer meus olhos, que olham tudo, mas não conseguem abranger meu corpo por completo, porém sei que estão aqui, pelo simples fato de estar usando-os para enxergar tudo isto.

Mas, e o chão? Ele não estava lá antes? Antes de eu seguir o dedo, meu dedo?

Foi ele que apontou pra hélice, e depois deixou que meus olhos seguissem seu próprio caminho até o espelho, e dali para a porta, e por fim o chão, que não existe mais.

Por que não o enxergo? Meus olhos não podem alcançá-lo?

Será que a hélice realmente não está ligada a nada? Se assim for, o mesmo valeria para o espelho, a porta e meus pés?

Se sinto cada parte de meu corpo ligada uma à outra, e se vejo essas ligações, por que não consigo enxergar as ligações entre a hélice, o espelho, a porta e meus pés?

De repente sinto que os questionamentos não estão ajudando tanto. Ou até estavam, antes de eu encontrar a solução. Eu finalmente entendo o problema. Enfim enxergo a resposta.

Fecho os olhos e vejo a hélice, ligada a um eixo de metal, que se prende ao teto espelhado, que forma um ângulo reto com as quatro paredes brancas, em uma das quais se encontra a porta bem na minha frente. Vejo também meus pés, sustentados pelo chão, que sustenta todo cômodo. E por incrível que pareça, agora vejo meu pescoço, minha cabeça e meus olhos, que no momento não olham nada.

Lá estão todas as ligações!

Volto a abrir os olhos. O chão novamente se foi, a porta tornou a ficar solitária, a hélice gira sem eixo, o espelho flutua sem propósito. Mas agora eu sei, as ligações ainda estão lá, só não consigo vê-las com os olhos. Eles não vêem muita coisa...

_______________________________________

Comentários:

Não li Oo Não to com paciencia =D Mas enfim, Alfenas tudo hein xD Nada pessoal u.ú

eu. | 12-06-2006 20:38:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário