sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

[CRÔNICA] Então, é Natal (sei...)

E a figura impressa no inconsciente coletivo volta à tona nessa época do ano.

Aquele velho barbudo e barrigudo, que nunca envelhece, e sempre vem com o mesmo vigor de décadas, séculos atrás, viajando ao redor do mundo em velocidades inimagináveis, em seu trenó puxado por renas que desafiam as leis da física, e fazem apenas uma noite valer por um ano inteiro. E o trabalho de um ano inteiro se condensa em uma noite.

Talvez esse seja o segredo do velho, pois o sorriso de cada criança que ele faz feliz, na noite tão esperada, é a energia de que ele necessita para continuar possuindo o mesmo vigor daquele dia longínquo, que nem mesmo ele consegue agora localizar em seu vasto passado, onde toda essa brincadeira começou. Uma brincadeira que ele leva a sério até hoje, e mesmo tratando-a com a maior seriedade, consegue cortar os céus preenchendo a noite com sua risada inconfundível. Isso é que é gostar de trabalhar!

Mas, essa figura mítica é apenas uma parte do que este dia representa. E muitos se esquecem nessa época do ano que ele também é uma data simbólica, que marca o dia em que um homem nasceu. Aquele que provavelmente foi o maior exemplo que este mundo já teve de como é amar em seu sentido mais puro.

E todos se entregam em excessos, correndo atrás de perus, chesters e castanhas. E compram presentes, alimentados por propagandas incentivadoras de consumismo exacerbado. E transformam a figura de um velho gordo e de barba branca em apenas mais um meio de promover lucros, queimando estoques, explorando funcionários que gostariam de estar ao lado de suas famílias comemorando este dia, ao invés de varando a madrugada em lojas de eletrodomésticos, roupas, e até supermercados, satisfazendo a ambição de seus patrões.

Todos comem, riem, bebem, se presenteiam, enchendo a noite de músicas natalinas, enquanto a TV, principal promotora disto tudo, exibe especiais vazios tentando transmitir uma mensagem sobre este dia que no final é contrária à dos patrocinadores destes programas. Os últimos dizem pra não nos esquecermos daquele que veio pra tirar a humanidade da fossa de imoralidade e selvageria, e os primeiros falam em consumir, comprar, ostentar. E ironicamente, neste ponto, acabamos nos assemelhando a nossos mais antigos ancestrais, que se entregavam a isto tudo por instinto.

Pelo menos eles tinham uma desculpa, já nós...

E o cara lá em cima nos olha com tristeza. Trocamos ele por um velho gordo vestido de vermelho que carrega em sua roupa a cor de um dos "deuses" do consumismo.

Longa vida à Coca-Cola!! O crucificado que se foda!! (e o "idiota" morreu por nós, tsc tsc tsc...)

____________________________________

Comentários:

Ai Wolv seu natal não foi bom naum? sim eh uma epoca consumista mesmo, mas estamos no sistema capitalista... ou a gente muda o sistema ou sempre vamos ficar nos lamentando.... lamentar eh mais facil ne?

tab | 26-12-2004 00:48:35
_____________________________________________
Feliz Natal pra vc também! :)

Alex D. | Email | Homepage | 25-12-2004 14:32:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário