terça-feira, 4 de maio de 2004

[DESABAFO] Prisão circular

Certa vez eu escrevi um texto pra antiga versão do Existindo na Inexistência onde eu falava do meu desejo de fugir da rotina.

Não me sinto à vontade sabendo q sou um prisioneiro de algo q me mantém seguindo um mesmo caminho sempre, como um trem de ferro sobre seus trilhos. É algo q me incomoda, e torna inevitável deixar de pensar q estou perdendo horas preciosas fazendo algo q não me levará a lugar algum, como o trem do exemplo, q carrega seus passageiros para seus respectivos destinos, mas nunca tem um destino próprio, um lugar onde ele irá parar definitivamente. Pelo menos não antes de suas atividades serem encerradas, cessando seu trabalho como veículo de transporte.

É assim q vejo minha vida. Não há um objetivo. Fico dando voltas mas nunca chego a lugar algum. Não vejo uma parada final onde eu finalmente ficarei satisfeito com o término de uma longa viagem.

Não adianta tb mudar de uma rotina para cair em outra.

Há pouco menos de dois anos atrás, meus dias se resumiam a ficar em casa a tarde inteira, seja assistindo algum filme na Sessão da Tarde, ou sentado no computador digitando algum post enorme pra postar mais à noite no meu recém criado blog. Quando não eram essas duas coisas, ou eu estava lendo alguma HQ ou mangá, ou mergulhado em pensamentos e reflexões q me deixavam ainda mais deprimido. Tanto é q nessa época meus amigos de net já não deviam mais agüentar minhas conversas, q sempre acabavam indo pro ponto onde eu começava a me lamentar por não ter me declarado pra uma garota por quem estava apaixonado.

Hoje, pode-se dizer q minha vida deu uma grande virada se comparada ao q era há dois anos atrás. Trabalho em uma lan q não é só lan. Faço faculdade de Propaganda e Publicidade. E basicamente boa parte do meu dia é consumido pelo meu trabalho e pelo meu estudo.

O q sobra disso aí eu uso pra ver o capítulo de Chocolate com Pimenta q eu deixei o vídeo programado pra gravar antes de ir pro serviço; dou uma olhada na net e, com um pouco mais de ânimo, até entro no ICQ ouMessenger pra bater um papo rápido com alguém.

Durante a manhã eu procuro passar meu tempo pouco tempo de sossego assistindo Digimon Frontier, e basicamente, estas são as poucas coisas q faço todos os dias q realmente me agradam.

Mas, a lan é onde a maior parte de minhas forças são consumidas.

Lido com moleques mal-educados q se acham donos da situação; bestas q mal sabem mexer em um computador, mas q insistem em acessar a internet e, pior, criar um e-mail pra elas (aqueles tipos q digitam"Yahoo" com "i" e "r"); digitar currículos e trabalhos de faculdade cheios de erros de português; imprimir fotos de crianças em papel de arroz, escolhidas por pais de um péssimo gosto, pra colocarem em bolos de aniversário (e coitada da criança quando ver o mico q os pais a fizeram passar daqui a alguns anos). Isso sem contar as 1357 idéias q meu primo, um dos proprietários da lan, traz durante os 3 dias da semana q fica por aqui, as quais ele insiste q devem ser postas em prática de um dia pro outro.

Daí eu olho pra vida q tenho agora, e praquela q tinha há dois anos atrás, e sinto saudades.

Tudo bem, eu estava mergulhado em uma depressão q parecia não ter hora certa pra terminar, enchia o saco dos meus amigos na internet, onde eu ficava madrugadas inteiras fazendo deles psicólogos, e era um sujeito q, quando visto por outra pessoa na rua, ou mesmo por meus familiares dentro de casa, não era preciso pensar duas vezes antes de dizer q eu não iria muito longe. Mas, pelo menos, não passava por tanto cansaço e estresse injustificado, como acontece hoje durante 6 longos dias da semana (domingo eu encontro minha "semi-libertação").

Não posso deixar de me perguntar: qual é o propósito disso tudo?

O q eu vou ganhar com isso? O futuro status de "ser alguém na vida"?

O q eu faço com isso? O q eu ganho com isso q realmente me seja útil pra alguma coisa quando eu sair desse mundo q tanto se esforça pra nos limitar?

Meu Deus, será q ninguém percebe q a maior parte da humanidade se encontra presa a rotinas q acabam com qualquer liberdade de agir em prol de um amadurecimento moral q poderia ser benéfico para todos nós?

Cadê a preocupação com o q realmente importa? Cadê o desejo de amar uns aos outros como a si mesmo? Cadê o desejo de ser feliz através da felicidade dos outros?

Onde estão a bondade humana, algo q deveria fazer parte de nós pelo simples fato de sermos seres originários de uma presença superior?

Será q ninguém percebe q não só nossa carne é formada pelos mesmos átomos q compoem uma estrela q brilha em nosso céu noturno, como tb nosso espírito é uma fagulha originária de um fonte de luz maior e mais sublime?


Ah, como negamos a nós mesmos certas verdades... Como insistimos em agir como cegos...

Ainda estamos longe de deixar q nossas essências brilhem, fazendo jus à fonte de onde partiram.

Enquanto isso, q a rotina continue nos aprisionando, como a escuridão aprisiona o cego em um mundo de sombras.

Q fiquemos presos a este mundo chamado Terra, iluminado pela estrela chamada Sol, enquanto nos distanciamos cada vez mais daquele q o "homem da cruz" disse ser seu reino...

_______________________________________

Comentários:
Atender publico realmente é a maior razão de pq pra comprar uma arma legalmente nos EUA vc tem que esperar 6 meses...

Cilon | Homepage | 05-05-2004 00:27:10
_____________________________________________
Ahh eu tbm não gosto de rotina, por isso vivo caçando coisas pra fazer. Mas eu (quase) nunca gosto de fazer algo sozinho (no sentido de estar só), e procuro alguém para sapiar por aí, mas estes estão (quase) sempre ocupados demais com suas coisas rotineiras (algumas realmente importantes, mas enfim...).

A.Draeth | Email | Homepage | 04-05-2004 02:20:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário