sábado, 29 de maio de 2004

[DESENHOS] Passos da criação

Pra quem já estava sentindo saudades dos meus desenhos por aqui, resolvi aproveitar o fato de eu criado um mascote pra concorrer em um concurso q vai ter na minha faculdade (Publicidade e Propaganda, pra quem ainda não sabe), e mostrar pra vcs algo q eu já queria fazer há algum tempo: como é o meu processo de criação de um desenho colorido, como aqueles dos Combo Rangers q eu postei aqui uma vez.


1º passo: botar o lápis pra funcionar

Aqui eu faço um esboção bem simples do desenho e em cima dele eu vou definindo cada vez mais o visual do personagem q quero desenhar. Quando o básico já está pronto, eu acrescento alguns detalhes q acho q ficarão legais no resultado final.


Em seguida eu pego o q foi feito, geralmente em um sulfite (A4), e passo pro computador, usando o scanner.


2º passo: a vez da arte-final

Isso é algo q antigamente, na época das saudosas (e, por incrível q possa parecer agora, diárias) tirinhas, eu fazia com caneta hidrográfica azul. Assim, quando eu passava pro computador, eu o deixava preto e branco. Logo em seguida vinha a parte mais estressante, q era apagar as marcas de lápis e os possíveis erros q cometia na hora de passar a caneta por cima do traço a lápis. Fora as marcas q eu deixava no papel por apertar demais a caneta contra ele.

No caso desse mascote, eu, pela primeira vez, arrisquei fazer a arte-final no Corel. Pra isso eu peguei o desenho a lápis escaneado, joguei dentro do programa, e fui redesenhando-o inteirinho por cima, usando as ferramentas de desenho do Corel. Dessa forma, depois de testar minha paciência por algumas horas (geralmente umas 2 ou 3), a base sobre a qual eu irei colorir fica pronta.

3º passo: enfim, a colorização

Aqui eu simplesmente pego a base em PB do desenho e vou inserindo primeiro as cores básicas com as quais irei colorir cada parte do desenho. Ficam todas bem chapadonas mesmo.

Depois de fazer isso é q eu vou fazendo os efeitos de luz e sombra q deixam o desenho com aspecto mais"tridimensional", dando a ele uma noção de volume, e um jeitão mais bonito e simpático.

Geralmente esses efeitos eu gero usando objetos criados no próprio Corel com a forma da luz ou da sombra. Por exemplo, a curvinha q usei pra criar esse reflexo no bico do papaguaio, ou a sombra atrás da cabeça dele.


Enfim, basicamente, é assim q fiz esse desenho.

Acredito q tenha ficado bem simples a explicação, e até o processo em si não tem muito segredo. Aliás, tem sim! Se chama: paciência.

É preciso ter muita paciência e força de vontade o bastante pra criar algo legal e bem acabado. Só assim vc consegue chegar a um resultado como este, ou até melhor (o q não é nem um pouco difícil).


E aí, gostaram? Então... pratiquem!!!

_________________________________________

Comentários:

Ficou muito bom o seu trabalho, wolv! Tanto a logo quanto o slogan e o mascote ficaram demais. A sua apresentação também foi muito boa! Depois quero e me dê umas dicas sobre como colorir no Corel! Você faz isso muito bem!! Falow

A.Draeth | Email | Homepage | 29-05-2004 19:20:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário