sexta-feira, 30 de julho de 2004

[DIÁRIO] E o trabalho...

Childhood Dreams



... não é tão ruim assim.

Sinceramente, é melhor do que eu esperava e mais um pouco. Portanto, sou obrigado a admitir que exagerei bastante em meu penúltimo post. Apesar de que, eu tava muito mal quando o escrevi, como ficou bem claro em minha resposta ao comentário da Anne no post anterior.

Dito isso, esqueçam todo aquele choramingo, porque as coisas mudaram em pouco menos de duas semanas.

O emprego é muito bom, o pessoal é super gente fina, e estou me relacionando a cada dia melhor com eles, pois são muito receptivos. A experiência que obtive nessas poucas semanas já fizeram valer a pena a mágoa e a depressão que fui obrigado a engolir nos últimos dias, enterrando elas bem lá no fundo do meu ser, pra cederem espaço ao otimismo, que já estava em falta há muito tempo no meu estoque.

A verdade é que eu tirei uma bela de uma venda dos meus olhos de 3 dias pra cá. E o engraçado é que não foi um processo gradativo, foi mais um baque. Um belo estalo que deixou as coisas mais do que claras pra mim, e agora estou aqui, como um cego que começou a olhar o mundo, pela primeira vez, como ele realmente é de fato (claro que não funciona de uma forma tão simples assim, mas a metáfora serve nesse caso).

Se bem que minha situação atual é mais como o de uma pessoa que passou muito tempo trancada em casa, e se esqueceu de como é bom caminhar sob a luz do sol, olhar o céu azul e as nuvens se movendo por ele, quase como se estivessem querendo nos mostrar que tudo segue um fluxo constante, e que podemos ficar perfeitamente emparelhados com ele, da mesma forma que podemos seguir as nuvens com nossos olhos, caso estejamos dispostos a acompanhá-las.

A vida é isso. Uma esteira com a qual precisamos caminhar no ritmo em que ela se move. Às vezes sua velocidade aumenta, outras ela diminui, mas isso somos nós que controlamos, assim como é a gente que escolhe a forma como iremos caminhar ao longo de nossas vidas.

Claro que pode surgir um engraçadinho e aumentar a velocidade da esteira em um momento de distração nossa, mas basta a gente usar nossa grande capacidade de adaptação, que nós, seres humanos, possuímos (mesmo porque, se não a possuíssemos, o mundo provavelmente estaria sendo dominado pelas baratas hoje em dia), que uma hora a gente se acostuma com o fluir da esteira, e voltamos fatalmente a assumir o controle dela, podendo diminuir sua velocidade mais uma vez, ou quem sabe até aumentá-la, a fim de trazer um pouco mais de experiência e emoção pra nós mesmos.

E aí está o quadro pra ser observado, mas não só para isso, e sim para ser desfrutado. Nos projetarmos dentro dele, e viver naquele mundo que parece tão perfeito dentro daquela moldura. E de fato ele pode ser. Não exatamente perfeito, mas perto disso, pois basta escolhermos a ótica certa para que o observemos, com o intuito de interpretá-lo.

Aliás, tomo novamente a liberdade de citar uma frase que meu amigo Cilon me disse uma vez, e que marcou bastante (tanto que está como frase preferida aqui no blog até hoje), ou seja, de que viver é uma questão muito mais complicada do que simplesmente sobreviver. Acho que ela já diz tudo. Resume bem o espírito da coisa.

Não adianta ficarmos por aí, nos entregando a vidas vazias, tentando enxergar e fazer a primeira coisa que nos aparece. Podemos encontrar o prazer em tudo, infelizmente até mesmo nos piores atos que um ser humano é capaz de fazer.

Por isso, não adianta vermos o trabalho como uma forma apenas de ganhar uma grana no fim do mês, que a maioria de nós usaremos para sobrevivermos, ou pra alimentar nossos hobbies, sejam eles os mais supérfluos possíveis. Ele também é, acima de tudo, uma possibilidade de desenvolvermos nossa forma de nos relacionar com as pessoas, de conhecer melhor a espécie da qual fazemos parte, de obtermos novos conhecimentos e experiência. De esfriarmos nossas cabeças, desviando nossa atenção de nossos problemas particulares, e distraí-la, seja trabalhando, seja ouvindo ou contando algum caso pra nossos colegas de trabalho, que podem, mais adiante se tornar grandes amigos seus, e agir da forma mais natural e discontraída possível.

Trabalho é isso. É o tal do "engrandecimento do homem" que muitos citam por aí, mas poucos param pra pensar realmente no significado da expressão. Pois toda a experiência engrandece, e quando ela vem seguida pelo contato humano, seja ele do tipo que for, é impressa de forma ainda mais marcante em nosso ser, pois como o ferro em brasa marca o couro do gado, nossas vidas ficam marcadas com algo que aprendemos de, e com alguém.

Este é o contato humano do qual eu sentia falta. Felizmente o reencontrei!

__________________________________

Comentários:

Quo Vadis

C | 01-08-2004 00:30:51
_____________________________________________
Finalmente heim, tio? Demorou, mas você acordou pra viver e assim que se faz, agora finalmente posso dizer que estou orgulhosa de você! Ia dizer no outro post, mas você mesmo tava se agourando tanto que não quis estragar nada, mas agora é bom dizer coisas boas quando se lê coisas boas (Apesar de extensas...) -.-

Tabi | 31-07-2004 21:39:09
_____________________________________________
Aeee ^^ sabia q vc um dia iria entender... msm nao entendendo o todo \o/ To feliz por vc filhão! muito mesmo \o/

JF | Email | Homepage | 31-07-2004 10:48:01
_____________________________________________
Esteira, montanha russa, são várias as metáforas q a vida admite. Seja pela continuidade incansável, seja pelos altos e baixos, seja pela possiblidade de recomeçar. Trabalho é bom? E todo mundo gosta? Haha, prefiro as minhas interrogações a q um mero "." Penso q é e não é bom.....Td bem ctg? Enfim, de volta. Bjok's!

Lady Johns | Homepage | 31-07-2004 03:26:08
_____________________________________________
Acho q inevitavelmente eu transmiti parte dessa minha tristeza a todos ao meu redor, Anne. Pq a gente funciona dessa forma. Criamos toda uma "esfera de atuação" ao nosso redor, e isso acaba fazendo com q emane de nós algo q afeta as pessoas à nossa volta. E daí, por mais q a gente seja contido, e tente não externar o q sentimos, algo sempre acaba vazando, e inconscientemente as pessoas notam isso. Notam essa nossa maneira de agir, de evitá-las, e até de repeli-las. Não é à toa q bastou eu mudar totalmente minha forma de agir perante minha vida nos últimos dias pra tudo dar uma virada total. Meus colegas de trabalho passaram a me olhar com outros olhos, meus familiares certamente notaram o aumento de meu ânimo, assim como meus amigos. Tudo isso muda, mesmo q não deixemos isso diretamente evidente. Por isso é sempre necessário cuidarmos do nosso interior, pois mesmo q tentemos guardar nossos problemas pra nós mesmos, sempre "algo" escapa ao nosso controle e vaza, afetando as pessoas de quem gostamos.

Wolv | Email | Homepage | 31-07-2004 00:58:19
_____________________________________________
E é por isso que o ser humano precisa de outras pessoas ao seu redor, neh? \o\........ vlw, Wolvii xD sinto vontade de trabalhar... *o*~.... se bem que não posso correr alem da velocidade da esteira \o\ ok, espero + um poko ._.

Lolo | 30-07-2004 20:52:37
_____________________________________________
O contato humano é super importante na nossa vida, eis a verdade. Wolv, um levante este texto, não imaginas a minha satisfação ao terminar de lê-lo. Escreves muito bem, tens um QI elevado para te perderes nas tristezas da vida. Nossa, fiquei surpresa em saber que a Belle é tua maninha, ela é uma gracinha e até já levantei o astral dela no blog. RSRS, Será que tu estavas a transmitir tristeza a ela tb? Rs. Às vezes, os meus textos não tem nada a ver comigo, como o de hoje, por exemplo. Como uso a primeira pessoa, muita gente o interpreta como se eu estivesse a passar pela situação exposta. Sobre a Belle ela jamais irá me incomodar, sei lidar com esta idade, pois já passei por isso. beijos e obrigada apresentá-la como tua irmã.

anne | Homepage | 30-07-2004 20:51:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário