domingo, 25 de julho de 2004

[REFLEXÕES] O MUNDO CINZA Ou: Reflexões Irrefletidas de um Reflexo Reverso (a parte interessante)

Autor: Lucas Sampaio

On the edge of civilization II

Não sei quantos de vocês que eventualmente leiam este texto já passaram por isso, mas hoje tive a necessidade de escrever o que sentia.


Já começou a um bom tempo, mas só notei a alguns dias atrás. Estava andando pela rua, indo trabalhar como sempre. Esse foi o primeiro ponto, a rotina. Um trabalho interessante a princípio, mas maçante com o tempo. Olhei para o asfalto, cinza, aquela cor que estamos acostumados a ver. Daí olhei para o céu, também estava cinza. Talvez apenas um dia nublado, sem muito sol. Só notei o problema quando comecei a reparar em outras coisas.


Primeiro foram minhas roupas. Antes, só a camisa era cinza. Agora, os sapatos, a calça... tudo cinza. Minha pele estava cinza! Alguma doença? Não creio, pois estava me sentindo bem.


Continuei caminhando. Cada vez mais as coisas iam ficando cinzas. As árvores, as calçadas, os carros, as casas. De repente, tudo já estava cinza, sem mais cores. Eu caminhava por um mundo que não parecia real.


Neste ponto, a comparação com Matrix é inevitável, pois os sonhos começam a parecer mais reais do que a realidade. Você começa a tentar fugir dessa realidade cinza, triste. Começa a buscar seus sonhos, nos quais pode ver outros mundos, coloridos, cheios de alegria e vida.


No entanto, essa fuga nunca é permanente. De uma maneira ou outra, você acaba sempre sendo jogado de volta no mundo cinza. O que acaba por fazê-lo buscar mais e mais outros mundos, onde ainda exista cor, onde você possa encontrar alegria, e, mesmo que por poucos instantes, esquecer da tristeza, da melancolia, das pressões e de tudo que o atormenta no mundo cinza.


Filmes, animes, séries, gibis, livros. Tudo isso faz parte do meu mundo colorido. Até mesmo os mangás, quase sempre preto e brancos, têm mais cor do que esse mundo cinza. Você começa a buscar tudo isso, na esperança de ter alguns momentos de paz e felicidade. Porém, é quando se sente seguro e protegido que acontecem os maiores golpes, derrubando você de volta ao mundo cinza.


Já não satisfeito em apenas acompanhar outros mundos coloridos, sua vontade o ajuda a criar seu próprio mundo, onde você possa refugiar-se. No entanto, esse abrigo deve ser usado sabiamente, pois pode levá-lo às portas da loucura, ou além.


O mundo cinza, apesar de tão cinza, oferece algumas compensações. Há uma força valorosa que nos liberta das armadilhas, dos fossos em que caímos. É a amizade. Através dela ganhamos força para continuar seguindo, tentando viver nesse mundo cinza. Nunca troque uma amizade verdadeira pelo que quer que seja. Nada, nada mesmo vale tanto quanto ela.


Esse mundo, tão cinza, pode ser muito traiçoeiro também. Te leva a confiar nas pessoas, amá-las até, somente para lhe decepcionar depois, lhe tacando em abismos profundos, sem esperanças de sair. Tudo isso te faz querer ficar na cama de manhã, o dia inteiro... Ficamos sem vontade de sair pra encarar esse mundo cinza.


Bom, mas no final das contas, o que torna este mundo tão cinza? Alguma razão deve haver. Bem, algumas coisas são óbvias: a tristeza, a decepção. Esse tipo de coisa nos derruba, como um forte golpe na cabeça. E, quando pensamos que já estamos por baixo de tudo, vem mais um golpe, de surpresa. Nossa força parece sugada. Desistimos de lutar e só queremos fugir, fugir... mas, não importa o quão longe você fuja, os problemas te perseguem, bem de perto, estando sempre juntos de você, exatamente como Son Goku na palma de Buda.


A única opção restante é lutar. Mas como fazê-lo quando todas as suas forças, suas motivações se foram, sem deixar sinal? Estou tentando descobrir a resposta. Caso alguém saiba, faça a gentileza de me informar.



Ps.: o texto acima, se é que alguém não percebeu, não é de minha autoria. Foi escrito por um grande amigo meu, o Lucas, do qual já falei a respeito várias vezes por aqui no passado.


Resolvi postá-lo por aqui tanto por um pedido dele, como, e principalmente, por refletir muito bem minha fase atual, minha forma um tanto desgostosa de enxergar o mundo, tamanha a minha insatisfação perante ele.


Confesso que, ao lê-lo, ao mesmo tempo que fiquei triste ao constatar que meu amigo de tantos anos já sentiu algo que eu sinto com tanta intensidade atualmente, também fiquei aliviado por descobrir que tive, nem que tenha sido por alguns poucos instantes, uma pessoa próxima de mim passando pelos mesmos problemas que eu.


Um pensamento extremamente egoísta da minha parte, é verdade, mas, infelizmente, preciso ser assim pra tentar me conformar, nem que seja só um pouco, com este mundo que se torna injusto graças aos "humanos" que o habitam...


__________________________________

Comentários:

10 mais atualizados? õ_o noussa *vendo as datas* Anyway... Que bom que quando eu estou digitando isso vc jah tenha passado por uma fase dessas. é... ser humano ésempre egoist, wolvii, naum precisa se desculpar ~~

Lolo | 30-07-2004 21:08:55
_____________________________________________
Wolv, fico muito, mais muito feliz, se pude contribuir um pouquinho só, para essa mudança. Vivemos num mundo, onde há de tudo, de ruim e de bom, mas pq a tendência de só enxergar o lado ruim? Se estou feliz, levo muita gente comigo, mas se estou triste e infeliz também. Feliz tudo! Enxergue por esta ótica que se dará bem, se não podemos mudar a situação, podemos minimizá-la e as coisas se resolverão sem muito trauma. Um beijo e um lindo dia.

anne | Homepage | 30-07-2004 07:34:53


_____________________________________________

Pq eu decidi q, definitvamente tinha q mudar minha maneira de enxergar o mundo, e é isso q todos precisam realizar para começaram a enxergar mais do q "tons de cinza". Somos nós, através de nossa força de vontade, q decidimos se iremos ou não "enxergamos o código da Matrix", ver além das cortinas da ilusão jogadas à nossa frente, ser ou não o "Escolhido". E Matrix, como o Lucas muito bem observou, é uma metáfora perfeita para a forma como a vida humana funciona. A maneira como nós as conduzimos, como nós a enxergamos e lidamos com ela, é decisiva na hora de escolhermos entre permanecer morto ou continuar vivendo (e aquela cena do Neo morto no corredor ressuscitando assim q volta a enxergar q a vida vale a pena, ao ser beijado pela Trinity, é mais significativa do q a maioria deve supôr). Não é à toa q eu gosto tanto de Matrix, pois é mais do q um filme de ficção científica qualquer. Assim como não é à toa q eu gosto de ouvir e ler o q meus amigos escrevem. Pq sempre haverá o peso do conhecimento nisso.

Wolv | Email | Homepage | 29-07-2004 23:29:31


_____________________________________________

Como eu disse, Anne, postei esse texto pq estava intimamente ligado com o q eu vinha sentindo nos últimos tempos, e q se intensificou nas últimas semanas. Um estado de insatisfação perante a vida q vinha levando, q acabou sendo perfeitamente descrito pelo texto do meu grande amigo Lucas. Meu blog sempre esteve aberto à divulgação dos trabalhos de meus amigos, e continuará assim, pois, como dizia o "slogan" q eu havia adotado pro meu blog no início dele, sou "um ser sapiente compartilhando seus pensamentos", e complemento ele dizendo q tb estou aqui pra compartilhar os pensamentos dos meus amigos tb. Não há nada melhor do q ajudar um amigo, nem q seja pra abrir-lhe um canal através do qual ele possa se expressar pra outras pessoas. E, todos esses sintomas q vc citou foram freqüentes em minha vida nos últimos dias. Tanto q só há dois dias atrás eu comecei a melhorar, e dessa vez pra valer. Pq?

Wolv | Email | Homepage | 29-07-2004 23:24:15


_____________________________________________

Oi Wolv, percebi logo acima que o texto não era seu, mas poderia ter sido . Muito bem escrito e atual. Conheço muitas pessoas a passarem por isso também, que ao meu ver seja depressão. Esta falta de motivação, choro fácil, isolamento, não achar graça em nada da vida, com certeza são os primeiros sintomas, que se não tratados devidamente, poderá evoluir para um outro quadro mais grave. As causas são várias e devem ser analizadas com carinho e com a ajuda de um profissional, se a pessoa não poder sair sozinha, naturalmente. As decepções, sofremos sim, infelizmente, mas temos que saber admistrá-las em nossas vidas, a fim de não sofrermos mais. Ninguém merece nossas lágrimas e se esta pessoa foi covarde, pior ainda. Adorei teu comentário lá, obrigada e beijos. Fica bem, amigo.

anne | Email | Homepage | 29-07-2004 21:20:58


_____________________________________________

Triste. :(

Lu | 25-07-2004 13:32:04


_____________________________________________

oie... Vi seu blog nos 10 mais atualizados e so to passando aki pra dizer que ele ta show viu ..... line...

estrela | Email | Homepage | 25-07-2004 01:56:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário