sexta-feira, 21 de agosto de 2009

[OPINIÃO] A orkutização da existencia

Esse cara foi sacaneado por um canguru.
O que não tem nada haver com o assunto, mas é formidavel demais para não ser postado

Não, eu não odeio o Orkut. Também não odeio o Galvão Bueno nem o Faustão e na verdade até acho engraçados esses dois últimos (assim como vc, que fala mal pra pagar de cool mas não perde uma transmissão dele). Mas voltando ao tema, esse post não é para falar mal do orkut, it's something else.


Na ultima década, enquanto eu ainda era jovem e juvenil, garoto colorido tão cheio de vida que não cabe no país, eu usei bastante essa ferramenta e conforme a misantropia e a sociopatia iam tomando conta de mim eu fui percebendo essa pequena mas absurdamente irritante característica do ser humano. Ou se não é uma característica do ser humano, passou a ser na ultima década de qq jeito a qual eu não acho que o Orkut seja o culpado por criar apenas por revelar esse ponto (assim como as Lan Houses a R$1,00 e os computadores em 86x nas casas Bahias não são os culpados pelas antas na internet, apenas revelam uma coisa que sempre esteve lá)

O que eu chamo de "efeito Orkut" é essa necessidade de querer aparecer mesmo sabendo previamente que ninguém vai dar a mínima atenção a vc. Quer um exemplo?

Tópicos do tipo "Diga sua cor favorita" (acrescente aqui todos os erros de português que conseguir imaginar). Esse tópico tem 49574 respostas, cada um foi lá e postou o que achava sem nem ler o que o anterior escreveu e assim sucessivamente. A minha duvida é: qual o ponto? Pq isso? O que a pessoa espera com isso? Pq ela faz isso? O que ela estava pensando?

Eu realmente não gosto de pessoas, e se tem uma coisa que é menor que o gostar delas é a minha capacidade de compreensão das mesmas.

Vê, eu entendo a necessidade de aparecer, deixar sua marca, ficar na história, ter seus 15 minutos de fama. Junto com pegar mulher, essas são as duas coisas que empurraram a humanidade pra frente nos últimos 25mil anos. Mas isso eu entendo. O que eu não entende é querer fazer o mesmo sabendo que vai ser sumariamente ignorado.

Vc é uma das 50mil pessoas que postaram no tópico ali que todo mundo leu sem postar. E aí?

Bem, acho que vcs entenderam meu ponto. Se não entenderam é pq são extraordinariamente burros, então fodam-se. Dando uma voltinha pelo Orkut é fácil constatar que 90% dos tópicos são desse tipo, 9% são tentativas de pegar alguém a qq custo e 1% são tópicos com assuntos relacionados ao tema da comunidade que invariavelmente descambam em xingação generalizada (isso quando não são temas da comunidade cheios de post "postei sem ler só pra dar a minha opinião, vlw!")

Ai vc poderia argumentar que o problema talvez seria o publico médio do Orkut. Ok, realmente adolescentes entre 13-16 anos semi-alfabetizados realmente não são as credenciais que eu apresentaria ao líder da invasão alienígena. Mas não é só isso.

Eu tenho um vídeo upado no youtube que hoje completara 300mil exibições. Mas alem do vídeo, eu recomendaria que vc desse um pulinho na pagina de recados:



São mais de 550 comentários , a vastíssima maioria deles apenas dizendo algo como 'huahujhfjalçjdksn,nm,cnm,.nm,kjhjdh". Eu torno a perguntar: qual o ponto, afinal?

Ok, a pessoa deu sua opinião (ou bateu a cabeça no teclado, em termos de Brasil não tem tanta diferença assim também) mas NINGUEM vai ler ou dar a mínima ou lembrar ou qq coisa. Eu entendo quando vc deixa uma mensagem pra falar algo para o autor do vídeo ou até mesmo, argh, discutir com outras pessoas. É imbecil, mas isso eu entendo. Agora, isso de "oi mãe postei aqui" realmente foge da minha compreensão.

Mas vá lá, faz parte da idiotice humana eu suponho. E felizmente eu não estou tão louco assim, porque não foi o único que percebi essa loucura sem sentido já que o pessoal da então quase falida Odeo Inc. percebeu essa característica idiota do ser humano e o que fez?

Ahá, lançou o Twitter!

O Twitter é uma mistura de Orkut com MSN aberto, com a premissa "O que vc esta fazendo agora?". Ok, eu entendo usar o Twitter para conversar com seus amigos, para trocar links ou receber noticias, vai lá. Mas 90% dos "tweets" são coisas do tipo "Estou coçando a perna", "meu café veio com 2 cubos de açúcar e não 3" e assim por diante. Teoricamente teriam, sei lá, 20 pessoa "te seguindo" e lendo suas atualizações mas na real elas só te seguem para que vc leia as atualizações delas e ai temos um mar de pessoas falando sozinhas mas torcendo que alguém não as ignore como elas fazem com os outros.

Putaqueopariubátima! Isso é loucura! Isso é insanidade!




Isso, é claro, pra não falar dos joguinhos do Twitter (tipo "cite três palavras usadas após o sexo") que NADA diferem dos posts do Orkut ou dos comentários hikhsflnvjlkkhewkfhn do youtube. E olha que eu não estou nem entrando no mérito da palhaçada que se tornou a questão do numero de seguidores para alguns. E não, eu não vou falar do #forasarney pq embora não pareça até eu tenho um limite de quanta vergonha alheia pode ser tolerada

Sério, se o Twitter não é a definição de LOUCURA esculpida em carrara, então realmente eu não sei mais o que seria.


José Saramago: Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.



Em junho, o líder dos Nine Inch Nails, Trent Reznor, decidiu fechar todas as suas contas em redes sociais. Facebook, Twitter, MySpace, não sobrou uma. "Os idiotas dominam", escreveu Reznor, no último texto do blog associado ao site dos NIN (o único que continua no ar).

Reznor foi entupido com comentários ofensivos, demonstrações de ódio e ameaças anônimas, que atingiram também a sua noiva. A saída estratégica do cantor gótico/metal/industrial veio apenas dias depois de o site TechCrunch ter cancelado a sua conta no FriendFeed, devido aos ataques sucessivos (e pessoais) aos autores da página.

A "orkutização" está em todo lugar. O que dizer dos blogs grandes que não podem ter um post sem os idiotas se acotovelarem para escrever "PRIMEIROOOOOOOOO"?odem ter um post sem os idiotas se acotovelarem para escrever "PRIMEIROOOOOOOOO"?




Sério, o que se passa com as pessoas? Voltamos a era dos urros? Pq todos são tão idiotas? Depois falta o que? Programa de TV de uma hora sobre chute no saco? O quanto falta para Idiocracia deixar de ser apenas um filme mediano com uma boa idéia para se tornar um documentário?

Ontem mesmo eu vi uma chamada do "No Limite" onde eles perguntavam para as pessoas em quem eles iam votar, me chamou a atenção um rapaz que disse categoricamente: "fulano de tal é muito falso e dissimulado, e comigo isso não tem vez, já era!".

Ouvindo assim vc pensaria que ele foi convocado para ser parte de um seleto júri que expulsaria o cara do programa, mas não, ele vai ser só mais UM dos 15 milhões de idiotas a ligar e dar o seu miserável votinho. E com certeza ele não inventou essa frase para a reportagem, ele já pensava assim e calhou dele ser ouvido mas os outros 14 milhões que não foram ouvidos pela reportagem pensam do mesmo modo.

Será que só eu que consigo ver o quão idiota isso é? Será que só eu vejo o ridículo da coisa toda?

Poderíamos facilmente chegar a conclusão de que essa geração digital é um caso perdido mesmo e dessa vez a humanidade chegou ao seu mais baixo nível, certo? Vivemos AGORA em mundo onde as pessoas apenas grunhem como porcos sangrando e isso as satisfaz?

Nem tanto. Essa coisa de gritar para as paredes e achar que isso faz tem qualquer relevância não é nova.

Tanto é que estão aí os psicólogos com mais de 30 anos de carreira.

Disseram que a depressão é o mal do século, mas isso só pq nunca tinham parado pra pensar na orkutização (ou twiterização, que seja) da forma com as pessoas se expressam. No fim das contas, ainda fico que é uma combinação perigosa de péssima educação básica (qualquer adolescente retardada, fútil e semi-letrada pode ser professora de 1a a 4a série, quando estas são as séries mais importantes) com solidão. Some isso a democracia e estamos todos invariavelmente fodidos. (estão ai Lula, Obama e Hugo Chaves que não me deixam mentir)

Os idiotas venceram.
So say we all.

Nenhum comentário:

Postar um comentário