O céu está azul, as crianças brincam no parque (um galho de árvore quase matou uma agora há pouco), consegui comprar o jogo que há muito eu queria (Knights of the Old Republic, para a Caixa-X), meu belo abatedouro fr0m hell está faxinado, a roupa lavada secando no sol, enfim, a vida é bela e a imaginação é o limite.
Então eu pensei: ao invés de fazer mais um post metendo a real nesse mundinho de merda de conto de fadas que você chama de realidade, porque não fazer uma coisa útil e produtiva?
Eu juro que se ao ler "útil e produtivo" você pensou no Criança Esperança eu vou aí te socar, seu pulha! Estou falando de algo REALMENTE útil e produtivo DE VERDADE: como tornar seus downloads mais eficientes e de melhor qualidade.
Diga lá: você já deve ter visto aquela porrada de letrinhas no título do download enquanto baixava "o melhor de Brasileirinhas sub-17", ou qualquer outro filme que você possa gambiarrear pela net. O que provavelmente você não sabia é que essas letrinhas não são só pixação gratuita, elas realmente SIGNIFICAM ALGO.
Não sabia? Então se liga só:
CAM:
ok, essa é fácil, né? Mesmo você sendo MAIS BURRO QUE PATO COM BURSITE deve ter percebido que isso nada mais é do que um herói ninja do futuro que levou uma câmera pro cinema e gravou que nem a cara dele. Tem gente passando na frente, tem que esconder a câmera pro lanterninha não ver, só não tem mesmo é o maldito dando close no decote da piriguete sentada na fila da frente. Raios, raios duplos!
CROPPED:
é que nem CAM, com qualidade de ídeo e som fr0m freezing fucking he11, mas o vagal teve a decência de pelo menos editar o vídeo pra enquadrar certinho e cortar as bordas, ou qualquer outra coisa que faça parecer que você não está assistindo um VHS dos anos 80.
TELESYNC (TS):
Aqui é onde esse post começa a ficar útil. O que é telesync, afinal?
Telesync é um CAM que usa uma fonte externa de áudio, normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem, ou apenas odeiam adolescentes malditos que não fecham a matraca (ou seja, cidadões de bem). Mas na moral, PRESTENÇÃO NISSO DIZIMFIIS: "a maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de forma errada".
TELECINE (TC):
Não, Telecine não quer dizer que foi feita uma gambiarra safada da Sky.
Um filme TC é de uma máquina de telecine (dã!) que copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas os telecine são muito raros.
DVD-SCREENER (DVDscr):
DVDSCR é uma versão promocional do filme (e por isso mesmo lançada antes da versão comercial final, dã!) enviada digitalmente normalmente para a imprensa, algumas locadoras, e a princesinha da classe que o estagiário gordo e nerd da produtora acha que vai impressionar. Volta e meia se nota alguma diferença da versão comercial final do filme.
Como a própria idéia da coisa deixa óbvia, é claro que dá merda (pros produtores, claro!) e a coisa acaba nas interwebz.
Quer um exemplo de DVDSCR que você assistiu? O Tropa de Elite que você viu antes de sair no cinema. E não vem dizer que não, aspira de merda!
DVDRip:
Uma cópia do lançamento final do DVD. Sim, é EXATAMENTE o que você está procurando.
Em matéria de releases de DVD, é tipo a Scarlet Johanson e a Angelina Jolie trancadas num quarto depois de uma abstinência sexual de 18 meses.
R5:
DVDRIPs originados da Região 5 (que é a Rússia).
Ai você me pergunta: "grande bosta! qual a diferença?". E eu te respondo: "a diferença, meu caro padawan gafanhoto noob, é que os lançamentos da Russia em DVD são bem mais adiantados que do resto do mundo". Então se você quer aquele super ubber dancing lançamento que ainda não tem em DVDRIP, tem uma boa chance dele já ter saído em R5.
TVRip:
É o mesmo caso do DVDSCR, só que com programas de TV.
PDTV ou HDTV:
Esse também é açúcar na colméia de concluir. O programinha passou numa TV com fucking Hi-Definition e pimba!, alguém gravou e lançou na interwebz. É o DVDRIP dos programas de TV.
WORKPRINT (WP):
WP é a versão beta do filme que ainda não foi finalizado mas vazou. O filme tá montadinho e panz, mas normalmente faltam efeitos especiais (ou se existem parecem que foram feitos num Playstation 1), você vê cabos de aço e outros truques de cena que seriam apagados digitalmente depois. Bom pra dar umas risadas.
PROPER:
Devido às putarias entre os grupos que lançam essas coisas, se considera que quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo, o formato "vencedor" varia conforme as disputas). Mas se a qualidade desse release for ruim, e outro grupo tem outro telesync, então a expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos e dizer "SEUS MALDITOS, ESSA É A VERSÃO CERTA!!!". Mas não se fie muito nisso, muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a "corrida".
UNRATED:
Versão sem cortes (normalmente os vídeos são editados para conseguir uma classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos).
LIMITED:
Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados, tipo em filmes de arte ou algo do tipo "veja essa versão do diretor de Blade Runner em que o cara é mesmo um robô!"
INTERNAL:
O grupo que fez esse rip quis dizer o seguinte: "FICOU UMA BOSTA, NÃO BAIXEM! VAMOS TRABALHAR MAIS NELE E ESSE É SÓ PRA USO INTERNO." SÉRINHO MESMO!
Não baixe essas coisas.
OUTROS TERMOS TÉCNICOS QUE VOCÊ PODE VER POR AÍ:
DivX Reenc:
Algum herói baixou o filme, normalmente já encodado, e compactou DE NOVO, só pra ele ter os créditos, o que manda a qualidade da imagem pra ponte que o partiu.
SVCD/MPEG2:
Se alguma vez você ler essa expressão, saiba que nada mais é do que o formato usado nos DVDs. Tá tudo certo! Segura na mão de Deus e vai!
VCD:
É um SVCD com a metade da qualidade e (a vantagem está aí) a metade do tamanho.
XVCD / XSVCD:
Versões MELHORADAS do SVCD e VCD. Dificilmente tu vai encontrar um por aí, mas se encontrar é que nem último pacote de 20 cuecas a R$1 real: pega e leva pra casa na hora!
AVI:
O pão com manteiga dos vídeos. Se tu nunca ouviu falar em AVI se mata com uma colheitadeira Agralle, por favor.
RMVB:
É o fusquinha dos formatos de vídeo: pequeno, leve e decente, topa qualquer parada. Tem a qualidade do AVI de uns 5 anos atrás e 1/10 do tamanho.
MPEG1
A mãe de todos os formatos. Tem uma qualidade ótima, mas o tamanho da Fat Family depois de buffet livre.
MPEG2
Como já foi dito, o formato usado em DVDs.
OGM:
É tipo o AVI, só que permite mais informações (pode ter mais canais de áudio, só um exemplo). Mas não roda em qualquer player.
WIDESCREEN/FULLSCREEN:
É aquele formato de imagem que tem as barrinhas pretas em cima e embaixo.
Apesar de Fullscreen ser um nome bonitaço, widescreen é bem melhor e a imagem abaixo explica bem o por quê:
Widescreen também é chamado de 16:9 e o
Fullscreen é conhecido por 4:3
DivX / XviD:
Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD, som de CD, no seu PC.
Com XVid também, só que este já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. Se puder escolher, basta lembrar que XViD é melhor que o DivX.
AC3/SURROUND:
Audio Coding 3 é melhor que o MP3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Só que tem uma coisa: tanto o AC3 quanto o Surround 5.1 foram feitos para rodar com 3 saídas de som (como em cinemas e home theater), por isso é bastante comum o som ficar bastante baixo quando você executa ele nas suas duas caixinhas mixurucas.
AAC:
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.
Então é isso moçada, agora você já sabe o que está baixando!
E lembre-se: só é roubo se for seu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário