segunda-feira, 14 de junho de 2010

[NUM MUNDO IDEAL] Star Wars


Antes de mais nada, devo dizer que não sou um fã ardoroso de Star Wars, mas, sendo o nerd que sou, depois de assistir um vídeo destes, não tem como não apreciar a grande contribuição que George Lucas deu à cultura pop mundial criando um universo de personagens e conceitos tão bons que são capazes de gerar coisas fodásticas como esta.

Assistir este trailer de Old Republic me fez lembrar de uma idéia que tive ano passado conversando com o Aélsio: Num Mundo Ideal. Trata-se de uma série de posts sem periodicidade regular (como tudo neste blog, diga-se), onde botamos nossa imaginação pra funcionar, e reimaginamos criações famosas do universo nerd, otaku, cult (entre outras vertentes) da forma que nós julgamos a melhor. Sim, é muita pretensão da nossa parte. Mas, foda-se! O que vale aqui é a diversão.

Apresentada a proposta, vamos ao que interessa: Num mundo ideal, George Lucas concluiria que já fez tudo que queria envolvendo Star Wars, e passaria o bastão pra frente, deixando caras mais competentes que ele brincarem de maneira decente com o universo que criou .

Sim, ele fez de Star Wars uma das primeiras franquias que explorou múltiplas mídias, tendo uma quantidade incontável de livros, HQs, jogos, desenhos animados. Mas, convenhamos, no fundo, todos aqueles que veneram a trilogia clássica sonham em ver mais uma série de filmes que REALMENTE MEREÇA ser chamada de Star Wars. E agora com essa onda de filmes 3D, e tecnologias cada vez mais avançadas, capazes de criar mundos fantásticos cada vez mais críveis e imersivos, este desejo coletivo se tornou ainda mais forte. E é justamente pensando nisto que George Lucas, que não é bobo nem nada, achou que estava na hora de voltar com tudo, mas sem fazer cagada dessa vez!

Daí ele se lembraria do Genndy Tartakovsky. Sim, ele mesmo, o criador de O Laboratório de Dexter que, com muita competência e elegância, HUMILHOU George Lucas dirigindo a primeira Clone Wars, feita em animação tradicional (e não essa coisa insossa feita em CGI que produziram atualmente). Ele se recordaria de como o cara fez algo muito simples: pegou tudo que era legal em Star Wars, e tornou simplesmente MUITO FODA!

Quem já assistiu não tem como discordar disto. É a melhor produção oficial de Star Wars, com aval do próprio George Lucas, desde O Império Contra-Ataca. No que diz respeito às cenas de ação, que é a maior qualidade de Clone Wars, considero até melhor que o episódio 5.

Mas, outra grande qualidade da primeira Clone Wars foi o tratamento dado a personagens que, na nova trilogia, foram relegados ao papel de meros coadjuvantes de luxo.

Sempre cito pros meus amigos dois exemplos que explicam porque acho Genndy Tartakovsky um cara que merece uma chance de dirigir um filme de Star Wars: os episódios centrados em Mace Windu e no General Grievous.

ESTE é o Mace Windu que eu queria ter visto nos filmes da nova trilogia:


E ESTE é o General Grievous que NÃO VIMOS em A Vingança dos Sith:


Preciso MESMO oferecer mais argumentos em defesa do cara? Também acho que não...

Então, considerando o GRANDE FAVOR que o Tartakovsky fez pra ele, George Lucas daria uma uma chance pro cara.

Mas, não é só ele que merece uma fatia desse bolo. Lucas também se lembraria dos muitos fãs apaixonados por Star Wars que são talentosos o bastante pra pegar elementos bacanas de sua maior criação, e levá-los onde nenhum jedi jamais esteve.

A palavra é: diversificar.

Lucas se cansaria de mais do mesmo. Estaria farto de produções que não saem do feijão com a arroz, de coreografias fracas, e lutas que pouco fazem pra nos convencer de que um sabre de luz exige MESMO muita destreza em seu manejo, pois é uma arma MORTAL PRA CARALHO!

Então, num momento de pura humildade, e reconhecendo talentos superiores ao dele, George Lucas entregaria o segundo filme da nova trilogia pros caras que produziram isto:


... e diria: "Quero um Star Wars pra gente grande. Um material mais maduro, sem problemas relativos a censura. Não importa quanto irei gastar, vocês têm toda a liberdade pra reimaginar conceitos, e fazer uso de violência, linguagem chula, nudez... enfim, o que acharem necessário pra mostrar que aquele é um outro lado do que vimos nos cinemas e nas séries animadas."

E, num momento da mais pura lucidez, George Lucas levantaria dois dedos médios pra sua legião de nerds xiitas, que defendem uma visão mais idealista e conservadora de Star Wars, e levaria em consideração toda aquela parcela de apreciadores da franquia que querem ver a Força sendo empregada de formas realmente ameaçadoras, tanto pelos siths, quanto pelos jedis, e sabres de luz se tornando, de fato, mortalmente perigosos em mãos mais hábeis, e mentes puramente sádicas.

Ah sim, e o terceiro filme da nova trilogia seria dirigido por Quentin Tarantino. =)

Um comentário:

  1. Sou aficionado em star wars desde meus onze anos,juro! Tenho até o box da trilogia em vhs! Mas a nova trilogia...vi dois e ainda nem vi o terceiro.Sei lá, foi algo meio brochante.

    ResponderExcluir