quarta-feira, 16 de junho de 2010

[OPINIÃO] - Da arte de ser feio

Tava pensando em escrever um texto sobre isso e panz, mas ai que encontrei essa perola de 2007 na interwebz então vai ela mesma. Para ler o texto na integra acesse

==================================
Usei esta semana mesmo esta metáfora, que costumo buscar na Fórmula 1: pegue um homem muito bonito e um cara feio. Claro, não apelemos: não vale o Marty Feldman como padrão de homem feio. Alguém, assim, tipo eu. O homem bonito é o piloto da Ferrari. Número 1. Tem toda a equipe trabalhando para ele. O esforço é mínimo, a atenção é menor, ele conduz bem, mas sabe que se derrapar terá todo o tempo para se recuperar. Pode até parar no meio da corrida. Sem problemas.
Já o homem feio está numa Minardi. Ou Jordan, já que a Minardi acabou. Acabou a Jordan? Enfim, o homem feio pilota o carro destinado ao piloto japonês da vez. Ele sabe que qualquer errinho faz ele perder a corrida de lavada. Tem que fazer todas as curvas no traçado, não derrapar, fazer a ultrapassagem com tempo certinho e sequer suar na testa. O homem feio é um baita piloto, porque tem um carro inteiro para acertar.

Isto o homem feio que se sabe feio – e que não tem problemas com isso. Há regras para homens feios: mau hálito, nunca. Fumar, jamais. Beber, com moderação – se tolera o homem bonito ou a mulher bonita embriagados. Já o homem feio, bêbado, não passa de um inconveniente. O bonito, quando toma um porre e vomita no canteiro da Espada de São Jorge, vira ‘tadinho’. Mulher adora chamar homem bonito de ‘tadinho’.

Feder? Nem pensar. O homem feio deve usar sempre o Polvilho Antisséptico Granado embaixo do braço. Ao feio é vedado o direito de exalar quaisquer tipos de fedentina. Precisa evitar a sudorese e ter um perfume discreto. Não precisa ser francês (aí eu diria que o problema dele não é mulher), umBoticário basta. Ou Tally-ho. Sei lá. Basta não feder.

O homem feio deve ter sempre assunto. Repare: pessoas muito bonitas costumam esgotar rápido o menu de assuntos em uma mesa. Nada de preconceito – conheço pessoas bonitas muito bacanas, que sabem de tudo quanto é assunto. Mas é uma generalização necessária para passar uma idéia. O homem feio usa para a aquisição de bagagem cultural aquele tempo que o homem bonito usa para mentir às mulheres. Enquanto os bonitos estão se esquivando das várias amantes, o feio está lá, lendo o Washington Post ou a New Yorker, assinando a Superinteressante, contemplando o diário LANCE no gargarejo ou até folheando a Veja para saber de quem ele deve ter raiva naquela semana.

Além disso, o feio precisa saber nomes de músicos. É o feio que vai dizer para a gatinha como encontrar aquela música, aquela, aquela assim, tararan, tantan, tarantan. “Eu baixo em MP3 para você e faço um CD”, diz o feioso, cheio de si. Claro que provavelmente a gatinha vai ouvir o tal CD de MP3 enquanto é selvagemente possuída pelo bonito, mas, enfim, foi uma tentativa. De CD em CD o feio vai ganhando seu espaço.

O cara feio tem a obrigação de ser legal. Não pode sacanear mulher. Não pode se dar ao luxo disto. E tem de ser interessante. Ao bonito basta existir.

3 comentários:

  1. No final acho que o feio acaba levando vantagem. Afinal, com o passar dos anos, não importa quão bonito um cara seja, tudo começa a despencar, e a falta de conteúdo acaba falando mais alto. E isto acarreta conversas vazias. E quanto mais velho ficamos, mais valorizamos uma boa companhia que nos proporcione boas conversas do que uma boa noite de sexo, por exemplo, ou um rostinho bonito, ou um corpo exuberante. Beleza, vigor, apetite sexual... tudo isto passa. No final o que realmente importa é se a pessoa será uma boa companhia até o fim.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo meu caro, falou tudo!
    NO FINAL compensa. NO FINAL. O foda são os 50 anos que vem ANTES do final em que vc tem que ser 175% melhor para ser apenas igual e olhe lá.

    Mas NO FINAL, daqui a uns 20 anos, realmente as coisas vão ser totalmente diferentes, iupi!

    ResponderExcluir
  3. Bom, sempre há a alternativa de traficar drogas, levantar uma grana, se encher de casas e carros, e daí pra frente mulheres e "amigos" são apenas uma conseqüência. Depois de um tempo você pode até se encher de ter tantas pessoas ao seu redor.

    ResponderExcluir