quarta-feira, 11 de junho de 2003

[ANÁLISE] Matrix Reloaded - Uma pálida análise sobre o filme - Introdução

AVISO IMPORTANTE: ESTE POST É TERMINANTEMENTE PROIBIDO PARA AQUELES QUE AINDA NÃO ASSISTIRAM MATRIX RELOADED, POIS, ALÉM DE CONTER VÁRIOS (E QUANDO EU DIGO VÁRIOS, SÃO VÁRIOS MEEESMO) SPOILERS, TAMBÉM APRESENTAM ALGUMAS POSSÍVEIS, PORÉM POUCAS, RESOLUÇÕES PARA DETERMINADOS PONTOS DA HISTÓRIA DA TRILOGIA CINEMATOGRÁFICA!!!! (depois não digam que eu não avisei)


Matrix Reloaded realmente é um filme q fascina, muito facilmente, àqueles q passam pela experiência de assisti-lo. Não apenas pelos efeitos especiais extraordinários, as lutas espetaculares, e as cenas de ação surpreendentes, mas tb, e principalmente, pela história por trás de tudo isso q acabei de citar.

Em um primeiro momento o q impressiona o espectador realmente é a parte técnica do filme, q é impecável. Os efeitos especiais nunca estiveram tão bons, as lutas nunca estiveram tão bem coreografadas, e as cenas de ação nunca passaram tanta tensão à nós, meras "testemunhas" daquele espetáculo visual. Mas, passado o "choque" inicial é q voltamos nossas atenções para a história do filme em si.

Confesso q, como muitos, imediatamente após assistir à produção, eu tb saí do cinema achando q o primeiro filme ainda continuava com uma história insuperável, apesar de ter achado a história do segundo excelente. Mas Matrix Reloaded, acima de tudo, assim como seu antecessor, é um filme q deve ser "digerido" bem aos poucos. E tlz essa "digestão", nesse segundo capítulo, seja até um pouco mais lenta do q a do primeiro.

O ponto onde eu quero chegar é aquele onde Matrix Reloaded se transformou no filme mais fascinante q, tanto eu, como o meu irmão, já assistimos até então. E esse fascínio acaba sendo exemplificado muito facilmente por um "simples" fato ocorrido ontem de madrugada: ficamos nós dois, durante 5 horas ininterruptas, discutindo, analisando, tentando entender aquilo q tínhamos assistido no dia anterior. A todo o momento alguma de nossas suposições para determinados pontos da história do filme acabavam sendo derrubadas por novas descobertas q fazíamos a respeito da trama, enquanto novas iam surgindo.

Eu e meu irmão lemos e relemos o tão comentado, discutido e "dissecado" diálogo entre Neo e o Arquiteto, q é o "ápice" da película, e o momento em q a razão do título do filme ser "Matrix Reloaded" se torna mais evidente. Paralelamente, lemos duas análises destintas deste mesmo diálogo, q defendiam dois pontos de vista diferentes a respeito do mesmo.

Tb procuramos alguns textos a respeito do primeiro filme, como análises de Matrix (aqui dizendo tanto a respeito do primeiro capítulo, quanto dos dois já lançados) sob as óticas da filosofia, religiões, psicologia, psicanálise, biologia, informática, entre outras.

Depois de assimilarmos, pelo menos, boa parte disso tudo, discutimos bastante, expondo, cada um, sua opinião sobre determinados pontos da história de ambos os capítulos da trilogia, mas sempre tendo como"tema principal", as revelações contidas no, ao mesmo tempo, esclarecedor, e enigmático, diálogo de Matrix Reloaded, e chegamos a inúmeras "conclusões provisórias".

Parte dessas "conclusões" acabam "batendo" com muitas das tiradas por várias pessoas q já escreveram a respeito do filme na net, e em outras mídias, outras, tlz, ainda não tenham sido expostas.

Portanto, faço de meu blog, a partir de hoje, uma espécie de "central de organização das idéias e opiniões" a respeito do q foi dito até então sobre a história da trilogia Matrix.

Nos próximos dias estarei postando várias mensagens abordando os inúmeros fatos, já confirmados ou não, q constituem toda a complexa trama de Matrix e Matrix Reloaded.

Não estarei fazendo isso com o intuito de atrair a atenção dos leitores deste blog. Será mais um serviço de auxílio direcionado à mim, q queria mesmo organizar todas as "teorias" q eu e meu irmão criamos até agora sobre a trama dos filmes, do q uma forma de apresentá-las à vcs, cuja maioria já deve ter lido várias delas em inúmeros sites da net q não cansam de discutir os novos rumos q a trilogia tomou após este segundo capítulo da mesma.


Aqui me desanexo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário