quarta-feira, 4 de junho de 2003

[REFLEXÕES] O "eu da net" e o "eu do mundo real" (ou "Conheça-se")



Abaixo segue o trecho de uma mensagem q eu enviei via e-mail esses dias pra alguém muito especial pra mim. Como eu me alonguei um pouco no assunto, e descrevi de uma forma bem simples parte de minha visão pessoal dos relacionamentos via internet, ele acabou sendo perfeito pra ser postado por aqui.

Fiz algumas modificações nele, afim de adaptá-lo à linguagem do blog:



Q diferenças existem entre o q nós somos no mundo real, e o q somos aqui, no "mundo da net"? Existem realmente diferenças, isto é, duas "versões" de nós mesmos vivendo em cada um dos mundos? Minha resposta a estas perguntas seria "sim e não".

Tanto vcs quanto eu somos, no mundo real, um pouco (ou bastante, dependendo do caso) diferentes do q nós somos aqui na net. Essas diferenças criam duas versões de nós mesmos, q se "manifestam" nos dois mundos (o da net, e o mundo real). Porém, no caso de eu vir a me apaixonar por alguém aqui, não é minha "versão net" q se apaixona pela "versão net" de outra pessoa, e sim a "versão mundo real". Assim como, caso alguém venha a se apaixonar por mim, ou seja, pela minha versão net, não será a versão net dessa pessoa q irá se apaixonar, e sim a versão do mundo real.

O q eu tô tentando dizer é q, por mais q sejamos bem diferentes aqui, na net, daquilo q somos realmente, nossas "versões virtuais" não passam de "máscaras" (apenas uma forma de se referir à elas) q vestimos para melhorar nossa versão "mundo real". Mas são nossas "máscaras" q começam a gostar, ou se apaixonam por alguém, ou são as pessoas q as vestem?

Pois então eu posso dizer, em se tratando de alguém q eu conheço apenas pela net, q, sim, eu posso me apaixonar por sua "máscara". Mas uma máscara precisa ter uma forma compatível com o rosto q ela vai cobrir (pelo menos em seu interior, ou seja, na superfície q entrará em contato com o rosto da pessoa), senão a pessoa não consegue usá-la bem. Assim, nunca dá pra usarmos uma máscara q seja totalmente diferente do formato do nosso rosto. Ou seja, nunca dá pra sermos uma pessoa totalmente diferente da q nós realmente somos.

É claro q podem existir muitas diferenças das nossas duas "versões" (ou seja, "mundo real" e "mundo da net"), mas sempre existem características nossas q, inevitavelmente, as duas versões possuem. E nada impede q sejam justamente por essas características comuns aos dois "seres", q somos nesses dois mundos, q eu venha a me apaixonar por alguém na net. Isto é, nada impede q eu venha a gostar de alguém justamente por essas "partes" (as características das quais eu falei) do q a pessoa é realmente, e q acabam "vazando" tb para a sua versão da net.

Por mais q tentemos ser o oposto daquilo q somos no mundo real, certas "sutilezas" de nosso "eu verdadeiro" sempre acabam aparecendo uma hora ou outra durante uma conversa q temos com alguém na net. E uma pessoa pode muito bem se apaixonar por outra ao notar essas sutilezas.

Sendo um pouco mais claro, o q eu quero dizer é q nossas versões, tanto da net, quanto do mundo real, tlz não sejam tão diferentes assim quanto nós pensamos. E, principalmente, q alguém pode tanto estar apaixonado pela versão net de outra pessoa, como tb vir a se apaixonar pela do mundo real, pois ambas possuem características q lhes são comuns.

Muitas pessoas dizem q na net nós temos mais facilidade para sermos aquilo q gostaríamos de ser. Alguns conseguem ser melhores do q são no mundo real, outros
piores. Mas a maioria acaba demonstrando, com mais facilidade, o q realmente gostariam de ser. E não apenas o q gostariam de ser, e sim o q são realmente, em essência, mas q acabam não conseguindo ser dessa forma no mundo real por inúmeros fatores. A maioria deles relacionado ao medo de não ser aceito dessa forma no mundo real.

Eu sou assim. Aqui, na net, eu sou mais desinibido, falo mais, faço mais brincadeiras, tenho mais facilidade pra conversar com as pessoas, enquanto q no mundo real eu sou muito tímido, gaguejo muitas vezes na hora de trocar poucas palavras com alguém, sou até bem sério (mais do q eu gostaria de ser). Ou seja, bem diferente do Rodrigo q muitos por aqui conhecem.

Meus amigos aqui de Guaxupé podem confirmar isso, caso tenham dúvidas.

Mas sabe o q eu penso, não só de mim, mas tb de boa parte das pessoas q trafegam por esses dois mundos? Q sou uma mistura dos dois Rodrigos.

Posso tanto ser brincalhão, falar e me divertir muito com os amigos, como ser muito sério e tímido em determinadas horas. Só q acabo, instintivamente, separando os dois, deixando cada um por conta de determinado mundo no qual eu me encontro no momento.

Deixo o Rodrigo introspectivo, tímido e sério para o mundo real, tlz pelo medo q eu sinto de me "soltar" mais e acabar não sendo muito bem aceito pelas pessoas com
quem eu convivo no mundo real. Enquanto isso, o Rodrigo desinibido e brincalhão fica por conta da net, onde qualquer deslize q ele der pode ser corrigido com um pouco mais de facilidade, através de palavras mais bem pensadas (afinal, dá pra pensar um pouco mais antes de digitar algo do q antes de falar algo no mundo real, certo?).

Por isso, não existe uma "personagem" q criamos pra atuar na net. Existe apenas uma parte de nós q deixamos "visível" pra quem convive conosco na net, e outra
parte q apenas quem convive conosco no mundo real consegue ver, pq nós escolhemos o q queremos q as pessoas vejam daquilo q realmente somos.

Eu poderia ainda dizer sobre outras versões de nós mesmos q criamos para encarar as mais variadas situações, e conviver nos mais variados ambientes, mas acho q, por enquanto, é o suficiente pra mostrar q não somos tão simples como parecemos ser. Muito pelo contrário.

O mundo real e o mundo da net são apenas dois dos inúmeros mundos q existem dentro de "mundo matriz", q seria o mundo principal, ocupado por todos os seres vivos do planeta. Mas isso fica pra um próximo texto.


Aqui me desanexo...

_________________________________

Comentários:

o.o... Já vi isso em algum lugar XD

Lolo--Shion | 07-06-2003 13:01:11
_____________________________________________
Nom li... to sem saco... só passei pra dar um alô =]

Carlos | 04-06-2003 20:59:39
_____________________________________________
Então o ideal é conhecer a pessoa na net e ao vivo?hum.....

Leo Spy | Email | 04-06-2003 18:05:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário