Por mais q eu ache q a raça humana seja composta, em sua maioria, de indivíduos donos de uma visão muito superficial do mundo e das pessoas à sua volta, eu não posso me reservar o direito de encaixar-me em uma posição acima da dos demais membros de minha espécie.
Assim como boa parte da humanidade, eu tb não tenho uma visão muito apurada das coisas. Tlz eu tenha um pouco mais de vontade de encarar tudo de uma maneira mais "incisiva". Porém, não consigo escapar da"imperfeição inerente à minha raça". Por isso, tb me preocupo excessivamente com coisas banais, e muitas vezes eu nego enxergar mais a fundo determinados problemas q poderiam ser resolvidos de formas mais inteligentes caso eu realmente usasse essa minha "visão incisiva".
Não sou perfeito, assim como ninguém nesse mundo o é, e tb não sou dono da verdade. Apenas gosto de expor minha visão do mundo e das pessoas q nele vivem, mais pra mim, do q para aqueles q lêem esse blog. Mas, já q isso é inevitável, então, não custa nada eu fazer o "serviço" de uma forma mais "abrangente".
Ao expôr essa minha visão, não faço isso com a intenção de demonstrar q eu me preocupo apenas com o q acontece ao meu redor, e com as pessoas com quem eu me relaciono, esquecendo do mais importante: eu. Muito pelo contrário.
E aqui entramos em outra característica da raça humana q eu ainda não me encontro no nível evolutivo recomendável para elimininá-la: o egoísmo.
Por mais q eu tente lutar contra isso, não dá pra não pensar em minha pessoa antes de pensar no próximo. Eu até tento, mas realmente não dá (pelo menos por enquanto).
Interessante como as pessoas muitas vezes têm vergonha de admitir isso, quando a mais pura verdade é q grande parte dos seres humanos q vivem nesse planeta sempre se preocupam mais consigo mesmos do q com os outros.
Eu vivo dizendo q a mente humana é altamente complexa, cheia de nuances e camadas as quais, nem mesmo o "dono" dela conhece verdadeiramente. Assim, explorar a mente humana é, antes de tudo, explorar a si mesmo. Até quando pegamos a mente de outra pessoa como base dos estudos, acabamos por fazer determinadas descobertas q nos ajudam, inevitavelmente, a descobrir aspectos até então obscuros de nossa própria mente.
Muitos especialistas dizem q projetamos nós mesmos na pessoa à nossa frente, diante de determinados problemas, afim de facilitar nossa própria vida, estudando a forma como outra pessoa lida com algo parecido com aquilo q enfrentamos. Afinal, é mais fácil aceitar os problemas de outras pessoas, do q os q nos dizem respeito. E é mais fácil esperar q outra pessoa encontre a solução para eles, do q vc perder tempo tentando encontrá-lo por si mesmo.
No final das contas, é assim q boa parte de nós "funcionamos". Por mais q tentemos negar isso, nosso inconsciente nos acusa, pois ele toma boa parte de nossas decisões sem nem ao menos percebermos sua influência sobre elas.
E querem saber? Eu realmente acho q, se todos passassemos a observar uns aos outros, e "treinar" nossa"visão incisiva", boa parte dos problemas q vemos por aí nem sequer existiriam. Pois, se o ser humano se conhecesse melhor, certamente evitaria cometer muitas idiotices q simplesmente fodem com o planeta e consigo mesmos.
Os livros de história estão cheios de exemplos disso.
Aqui me desanexo...
__________________________________
Comentários:
Wolv, sinceramente... Eu tou pensando seriamente em parar de ler o teu blog. Eh tudo muito profundo, me deixa pensando depois. u.u Thiago nao gosta de pensar em coisas uteis nao! i.i Alem do mais, eu vivo vivo hj e morro "amanha", entao nao faz diferenca mesmo se eu sou feito de carne e osso ou se tudo isso eh uma ilusao, ou se minha raca eh cheia de defeitos. Eu vivo minha vidinha do jeito que posso e morro feliz sem tentar ficar resolvendo tudo. Mas cada um eh de um jeito, ne? Fuizao Thiago | Email | Homepage | 27-06-2003 00:03:24 _____________________________________________ | |
Non vou dizer que li tudo, pra falar a verdade nom li nada, enfim! Soh passando pra dar um oi e concordo com tudo que a Lolo diz!Bjos! Lali | 21-06-2003 20:44:00 | |
Realmente... se o ser humano pudesse ser um pouquinho mais compreensivo... um pouquinho mais... Talvez o Rio não estivesse daquele jeito. Talvez eu ainda poderia andar na rua aqui de Floripa, a noite, sozinha. Se fosse um pouquinho mais compreensivo... Lolo--Shion | 17-06-2003 16:49:21 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário