segunda-feira, 23 de junho de 2003

[CAMPANHA] As HQs e o preconceito

Nunca usei esse blog pra campanhas, e tb não gosto de fazer um "ctrl + c/ctrl + v" pegando coisas de blogs, ou sites de outras pessoas, excetuando apenas os casos em q eu uso imagens para ilustrarem algum texto de minha autoria (ou seja, todos os encontrados por aqui), ou as tirinhas e desenhos q, eventualmente, eu recebo de amigos meus. Mas dessa vez eu vou abrir uma exceção, pois um dos meus "amigos virtuais"abordou em seu blog um assunto q muito me interessa, e q é justamente o tema e título deste post.



As HQs, ou histórias em quadrinhos para os desinformados, é uma das formas de expressão artística q apresenta o maior número de possibilidades de se explorar, não desmerecendo nenhuma das demais, pois cada uma tem seu mérito, assim como suas carências. Não digo q elas são melhores do q outro tipo de arte, pois cada um tem uma opinião diferente a respeito. Digo apenas q, quando bem usados os recursos q ela oferece, pode-se obter resultados dignos de qualquer grande obra literária, ou de um quadro ou pintura q possua uma genialidade inquestionável.

É claro q nem tudo q se encontra nesse gênero artístico são obras-primas. Pois, assim como há pintores, ou escritores ruins, tb há HQs medíocres. Mas, ainda assim, é possível encontrar MUITA coisa boa e q mereça ser lida por pessoas das mais variadas idades. E se tem uma coisa q os quadrinhos não têm é uma "faixa etária padrão". Ou seja, uma "idade limite" para se continuar lendo histórias em quadrinhos. Isso pq existem gêneros direcionados tanto para crianças, como para adolescentes, ou ainda adultos. Cada qual possuindo obras q certamente merecem ser conhecidas por aqueles q ainda não estão habituados às HQs.



Infelizmente as HQs tb sofrem com o preconceito, especialmente por parte de quem nem sequer pôs as mãos em uma história realmente boa, ou q ainda tem a já tão "deflagrada" idéia de q quadrinhos são coisa de criança. O q é, por si só, uma afirmação absurda e sem a menor lógica.

HQs podem ser desde uma forma de diversão, até servirem para contar histórias q todo o ser humano deveria ter a chance de ler. Algumas ainda arriscam apresentar análises, de sutis a altamente agressivas e explícitas, de nossa própria espécie, suas qualidades e defeitos, dentre os quais está, justamente, o preconceito, q tanto insiste em "minar" esse tipo de arte já tão banalizado. Apesar de q, eu adoraria q esse fosse um problema q se restrigisse apenas às HQs.

Uma pena q no mundo real, diferente de alguns quadrinhos, não seja bem assim...


Aqui me desanexo...

__________________________________

Comentários:

Isso mesmo, Lolo. Eu ia até corrigir, mas fiquei com preguiça... -_-' Obrigado pela correção! ^_^'

Wolv | Email | 28-06-2003 02:28:54
_____________________________________________
Só uma coisa...o.o.. num é Crtl C+ Crtl B.......é Crtol C + Crtol V, né?^^""

Lolo | 27-06-2003 13:43:39
_____________________________________________
So pirraia enton .u.u E mais preconceito que HQ quem sofre é o anime, apostam quanto?

Sukinha | 24-06-2003 11:48:51
_____________________________________________
Aeeeeeee, mais um na campanha hehe

Leo Spy | 23-06-2003 21:42:19
_____________________________________________
MORTE AOS DESGRAÇADOS QUE ACHAM HQ COISA DE PIRRAAAAIO! -- Noss, to cruel hj.... anyway, anyway, Concordo plenamente o.o HQ sofre mais preconceito que os nego do morro!!

Lolo--Shion | 23-06-2003 15:54:06

Nenhum comentário:

Postar um comentário