quarta-feira, 2 de junho de 2004

[REFLEXÕES] Recortes e colagens

Acho q todo mundo já experimentou fazer aquela brincadeira onde um começa contando uma história pra outra pessoa e esta conta pra outra, q conta pra uma 3ª, e assim sucessivamente.

Depois de um tempo, pede-se pra última pessoa q ouviu a história da penúltima, contar a versão dela pra todos, e logo se conclui q praticamente nada do q era a história original restara, a não ser pedaços desconexos dela, q foram ligados da maneira q as pessoas q a contaram posteriormente acharam melhor.

Todos funcionamos assim. Não há como fugir dessa verdade.

Por isso, é simples se criar mentiras, pois todas elas, sem exceção, são compostas de pedaços da realidade q usamos para fazer "colagens", as quais apresentamos como verdadeiras àqueles pra quem pretendemos mentir.

Assim, quanto maior for nossa compreensão da realidade. Quanto maior for nosso conhecimento. Quanto mais "recortes" da realidade acumularmos em nossa mente, mais fácil será para nós criarmos essas colagens. Construirmos novas realidades. Realidades internas, q somente existem em nossos mentes, as quais exteriorizamos como mentiras.

Por isso o ser humano é limitado em sua capacidade de interpretar a realidade, pq ele se vê forçado a"recortar" partes dela para q possam ser estudadas individualmente. Dessa forma, quando estas são, total ou parcialmente, compreendidas, pegam-se novos pedaços dela, q tb passam por um estudo minucioso.

É assim q muitos procuram entender como funciona nosso mundo, e o universo onde ele existe.

A busca pela verdade por trás de tudo é uma eterna montagem de um quebra-cabeças q possui um número quase infinito de peças. É uma tarefa árdua, estressante, q muitas vezes nos deixa indispostos, ou nos faz pensar em como seria bom se nem tivéssemos começado essa profunda investigação acerca da forma como tudo funciona.

Mas, é como diz aquele velho ditado: alguém tem q fazê-lo!

Muitos preferem viver suas vidas da forma mais simples possível, e apenas se preocupar com problemas cotidianos, q para aqueles q estudam, por exemplo, a estrutura fundamental da realidade, ou o caminho seguido pela própria criação, parecem pequenos demais diante da grandiosidade e relevância q estes últimos possuem.

Infelizmente, para os grandes "caçadores da verdade" a limitação humana tb tem efeito.

A realidade é algo complexo demais, vasto ao extremo, e composto de inúmeras camadas a serem interpretadas. Por isso, a mente humana precisa "digeri-la" aos poucos, a fim de entendê-la melhor e com maior clareza.

Foca-se em um ponto, extrai-se dele o máximo q puder, e passa-se para outro, onde será feita a mesma coisa.

Não somos capazes de absorver toda a gama de informações com as quais somos borbardeados dia após dia. Não podemos fazer isso, e se fosse possível, não passaríamos de seres sem individualidade. Ou melhor, nem seres nós seríamos.

Não é à toa q somos individualidades. Assim como não é de se espantar q temos corpos para nos limitar. Criar limitações para nossa consciência.

Sem eles seríamos meras gotas d'água jogadas no oceano, onde seríamos absorvidos, perdendo aquilo q nos mantém únicos, individuais. O mundo. A realidade em si, nos tomaria para si, fazendo com q voltássemos a assumir nosso papel fundamental.

Mas engana-se quem pensa q não mais fazemos parte desse tudo. Não há um desligamento. Não existem indivíduos.

O q existem são seres q ainda têm medo de avançar rumo àquilo q todos, fundamentalmente, procuram. Seres q armaram barreiras entre si, temendo a destruição daquilo q os sustenta.

Seres q têm medo da verdade.

Não somos indivíduos.

Os átomos se unem, compondo moléculas, e estas, reunidas, formam células q, juntas, formam tecidos, chegando-se, por fim, à complexa estrutura q é um corpo humano.

Tal raciocínio não pára por aí. Ele prossegue. E é inevitável pensar q tb somos parte de algo maior.

Algo além da nossa compreensão, mas q procuramos compreender. Cada um de nós, mesmo q muitos neguem tal fato...

Procuramos peças pra terminar de montar o quebra-cabeças q nos mostrará a maior das verdades, mas nossa busca até então se concentra no q há além de nós. Além de nossos próprios seres. Além do q somos.

Fazendo isso, acabamos nos esquecendo do fundamental: fazemos parte daquilo q tentamos entender, e tb somos peças desse quebra-cabeças.

Cada um de nós, recortes da realidade...

______________________________

Comentários:

Ehh moço, mas nós mesmo apagamos nossa memória a fazer isso, quando fazemos isso mesmo que seja para decorar uma historia com o passar dos anos ela se torna uma verdade pq o comportamento da pessoa se torna verdadeiro.

Tabi | Email | Homepage | 02-06-2004 22:41:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário