domingo, 27 de abril de 2003

[REFLEXÕES] A mente do mundo



Certamente muitos de vcs já ouviram aquela velha crença chinesa (ou japonesa, não estou tão certo disto) q diz q o bater das asas de uma borboleta do outro lado do mundo pode influenciar as alterações climáticas aqui do Brasil.

Agora, transportemos essa teoria para algo ainda mais fascinante.

Imaginem a mente de cada ser humano como um estoque infinito de pedrinhas, e o mundo inteiro como um lago, e q cada vez q vc pensar em alguma coisa, uma dessas pedrinhas é jogada sobre a superfície desse lago, gerando ondulações.

Cada ser humano joga pedrinhas nesse lago a cada pensamento q surge em sua mente, gerando ondinhas ininterruptas q não cessam jamais.

Existe uma teoria q diz q nós realmente geramos essas "ondinhas" sobre a superfície do "lago", e q, algumas vezes, podemos "captar" essas ondulações geradas por pedrinhas jogadas por outras pessoas.

As pedrinhas, como já foi explicado, são nossos pensamentos, e o lago é uma espécie de "espelho" q reflete esses pensamentos. De vez em quando um de nós consegue enxergar a imagem refletida por esse espelho, e é daí q vem a explicação do pq, muitas vezes, uma pessoa tem uma idéia parecida com a de outra, sendo q essa outra pessoa pode até morar em um outro país, e nem sequer conhecer a primeira.

O "lago" tb pode ser visto como um mundo intermediário, ou ainda uma outra dimensão q só pode ser"habitada" por nossos pensamentos. Essa dimensão seria o caminho pelo qual eles trafegam, até chegar ao outro lado. Isso quando o outro lado permite o acesso dos pensamentos, é claro.

Esse mundo tb é o local para onde nossas mentes são transportadas quando sonhamos. Como esse mundo é habitado apenas pelos nossos pensamentos, daí podemos retirar a explicação do pq tudo é possível em nossos sonhos. Afinal, podemos pensar/imaginar qualquer coisa, seja ela existente ou não, seja ela possível ou não. Certo?

Porém, há uma visão dos fatos q é a minha preferida. O "lago" nada mais é do q uma imensa mente formada pelas mentes de todos os seres vivos do planeta: a mente do mundo.

Essa mente seria como um grande cérebro composto por cada ser vivo do planeta, q funcionaria como os neurônios dele. Os pensamentos trafegam em uma "psicosfera" q representaria o espaço intermediário entre um neurônio e o outro.

Porém, essa mente ainda não se encontra totalmente desenvolvida, pois, se realmente estivesse, todos nós teríamos o dom de ler os pensamentos uns dos outros. Mas nada impede q um dia essa mente realmente se desenvolva por completo (aqui entra aquela historinha do ser humano só usar 10% de sua capacidade cerebral). Prova disso é justamente as "coincidências" q vira e mexe vemos por aí, como pessoas contando q tiveram suas idéias "roubadas" por outras, ou q simplesmente tiveram idéias idênticas praticamente ao mesmo tempo e, detalhe, sem se conhecerem.

Um telepata, ou seja, uma pessoa q pode ler pensamentos, nada mais seria do q alguém com o dom de captar qualquer tipo de ondulação no "lago", ou qualquer tipo de "distorção" ou "impulso nervoso", digamos assim, da mente do mundo, não importa a intensidade desse impulso. Isto é, ele agiria como uma espécie de "antena" captando e traduzindo as "ondas de rádio" para, assim, formar a "música" (pensamento, no caso).

Indo ainda mais longe, se isso realmente for verdade, é bem possível q o nosso planeta faça parte de outro grande cérebro, formado por outros neurônios, q seriam os planetas do universo. O universo, aqui, seria o imenso cérebro por trás de tudo. E indo mais além ainda, teríamos o nosso universo nada mais sendo do q um simples neurônio do cérebro supremo formado por outros milhões ou bilhões de universos q muitos de nós nem sonhamos existir.


Pra quem já assistiu Serial Experiments Lain, fica fácil entender toda essa maluquice q eu disse aí de cima. Já quem ainda não teve esse privilégio, ignorem essa palhaçada toda q eu digitei, e pensem q foi obra de alguém q não dorme direito e tá redigindo esse texto em plenas 5:12 da manhã de domingo.


Aqui me desanexo...

______________________________

Comentários:

Ainda nao vi Lain, mas vou e gostei do texto. Nas hqs tem o plano astral ou psíquico, lembra? Onde todas as mentes do mundo estão e os telepatas têm acesso. Sempre mostram a Jean, Xavier, Rei das Sombras e outros lutando nesse mundo.

Leo Spy | 27-04-2003 11:27:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário