quarta-feira, 30 de abril de 2003

[REFLEXÕES] A prática capacidade de manipular o tempo



Às vezes, quando não tenho muita coisa pra fazer, me vem uns questionamentos na cabeça a partir dos quais eu tiro as idéias para os textos q escrevo aqui. Mais especificamente os q abordam a minha visão sobre um determinado tema, q pode ser sobre ciência, filosofia, psicologia, e por aí vai.

Esses dias, em um desses questionamentos, eu repeti um q constantemente faço: qual superpoder eu gostaria de ter?

Muitas pessoas preferem coisas simples, como voar, ou ter superforça. Alguns querem aqueles superpoderes que venham a lhe ajudar a tirar vantagem sobre outras pessoas, como telepatia ou invisibilidade.

Não vou mentir. Eu já tive vontade de ter praticamente todos os citados acima, mas, há algum tempo atrás, passei a pensar com mais "praticidade" sobre esse assunto, e cheguei à conclusão de q o melhor poder q alguém poderia ter seria o de manipular a matéria, tanto no nível molecular, quanto no atômico.

Pois, pense bem, dessa forma, vc pode alterar a densidade de seu corpo e simular um poder de vôo, controlando as moléculas do ar ao seu redor afim de que elas o impulsionem por ele da maneira q vc quiser. Tb pode enrijecer seus músculos o quanto puder, transformar seus ossos em aço, ou simplesmente aumentar seu tamanho, multiplicando a quantidade de matéria q compõe seu corpo, e simular a superforça.

A invisibilidade poderia ser substituída facilmente, transformando-se em uma pedra, em uma poça d'água, um inseto, ou simplesmente se mesclando com o ar (se bem que, nesse caso, vc teria algum problema pra manter unidas as moléculas de ar nas quais as suas se converteram, pois elas poderia ser espalhadas facilmente com um simples vento).

Fora q vc não precisaria se preocupar em prender a respiração quando mergulhasse, pois era só se transformar em um peixe, ou, se tiver um certo conhecimento de biologia, modificar sua própria fisiologia e criar guelras para vc (nadadeiras tb inclusas).


Porém, algumas coisas mudaram na minha vida atualmente, e não ando encontrando tempo pra muita coisa q eu gostaria de fazer em um único dia. Ou seja, não estou conseguindo aproveitar meu tempo da forma como eu queria.

E essa é uma das razões pelas quais eu passei a descartar a idéia de q a manipulação da matéria é o melhor poder q um ser humano poderia ter.

No mundo atual, onde nosso dia-a-dia é uma correria sem fim, o melhor negócio é agendarmos tudo q devemos fazer em um determinado dia, e saber distribuir isso de forma q vc possa eliminar pelo menos boa parte da sua lista de afazeres.

Agora pense: e se vc pudesse simplesmente esticar o tempo? Pegar uma hora e transformá-la em 3? Um minuto ser convertido em 30 minutos? Ou ainda, um segundo se transformar naqueles 20 minutos q seriam suficientes pra vc se aprontar pra ir para o trabalho, ou escola, caso não tivesse acordado atrasado (apesar de, na minha opinião, ser praticamente impossível alguém se aprontar tão rápido assim)?

Manipulação do tempo. Esse é o nome do superpoder q atualmente eu considero o melhor dentro de uma lista gigantesca deles q podemos encontrar dando apenas uma olhada rápida em HQs e mangás vendidos hoje em dia nas bancas.

Não é um poder muito explorado nos quadrinhos, mesmo pq, alguém q o possuísse seria praticamente um deus, e não daria nem chance de outra pessoa o derrotá-lo, fosse ele um herói ou um vilão.

Mas, deixando os quadrinhos de lado, e transpondo isso para a vida cotidiana, a manipulação do tempo certamente seria a solução pra muitos dos problemas q encontramos atualmente.

Pense naquela situação pela qual, pelo menos uma vez na vida (muito difícil), alguém já passou. Chega aquele professor chato, q adooora torturar os alunos, e taca um trabalho "maravilhoso" q deve ter, no mínimo, 20 páginas. Tudo isso pro dia seguinte.

Ou ainda aquela prova para a qual vc tem q ler mais de 50 páginas do seu livro de história. Isso sem falar nas "gostosíssimas" equações matemáticas q vc vai ter q estudar pra prova do dia seguinte, q vai englobar tudo q vc aprendeu naquele semestre.

Se vc tivesse o poder de manipular o tempo, bastava vc criar uma "bolha de isolamento cronal" ao seu redor, q serviria para protegê-lo de qualquer alteração realizada no tempo em seu exterior, e desacelerar o fluxo temporal. Trocando em miúdos, dessa forma vc poderia transformar uma das horas da tarde do dia seguinte, q seria gasta por vc praticamente inteira com os estudos para a tal prova, em cinco ou seis horas. Assim, vc poderia estudar tranqüilamente, e ainda aproveitar as outras 4 horas q, normalmente, vc teria q gastar com os estudos.

Outra forma de usar esse poder seria tirando proveito do efeito contrário.

Vc vem passando por uma semana maçante, inútil, e tem certeza q ela não vai passar daquilo, mas não vê a hora de chegar o final de semana, q é quando seus amigos vão ter tempo pra se reunirem com vc, ou então é quando vai passar "aquele" filme q vc não vê a hora de assistir, ou ainda é o único dia q sua(seu) namorada(o) pode se encontrar com vc.

Q tal pular a parte chata e ir logo para o q interessa? Isso é simples: crie mais uma bolha de isolamento cronal ao seu redor, mas, ao invés de desacelerar o fluxo temporal, vc faz o oposto, aumentando sua velocidade, convertendo horas em segundos, até chegar finalmente ao tão desejado final de semana.

Porém, nem tudo seriam flores caso realmente fosse possível para alguém manipular o tempo.

Como eu disse, para q esse efeito fosse satisfatório para uma pessoa, ela teria q criar uma espécie de campo de força q impediria as mudanças no fluxo temporal sobre si. Caso contrário, se ela acelerasse o tempo sem a bolha, ela tb seria acelerada, o q daria na mesma, pois sua velocidade seria igual à velocidade do fluxo do tempo. Dessa forma, uma hora, para todas as pessoas do planeta, independente da velocidade com q ela passasse, seria tb uma hora para esse alguém q acelerou o tempo.

Portanto, a bolha, ao mesmo tempo, seria a solução de um problema, e a causa de outro, q poderia ser bem maior do q aquele q tal pessoa gostaria de evitar.

Não entenderam? Então, raciocinem comigo:

Se uma pessoa criar uma bolha ao redor de si, e desacelerar o tempo em seu exterior, dentro da tal bolha, o tempo, em comparação com o q acontece fora dela, estaria passando mais rápido. Seria como se a pessoa tivesse isolado um "pedaço" do fluxo temporal do fluxo temporal principal, ou central. Quando essa bolha fosse rompida, o "pedaço" preso nela teria o mesmo efeito de uma água represada, q sairia com mais força, e mais rapidamente do q o normal.

Essa diferença de velocidade entre o tempo na bolha, e o tempo fora dela, poderia provocar distúrbios no fluxo temporal q tanto teria a chance de provocar pequenos "fenômenos temporais", como, por exemplo, acelerar o tempo em determinados pontos do universo, ou apenas da Terra, como, algo "um pouco" mais drástico. Por exemplo, iniciar uma reação em cadeia q destruiria toda a existência, pois, afinal de contas, o espaço depende do tempo e vice-versa, pois ambos foram "criados" ao mesmo tempo. Destruindo o tempo, conseqüentemente, destruiria-se o espaço, e a existência inteira estaria condenada.

Mas, podemos ficar tranqüilos, pois, dificilmente o ser humano chegará ao ponto de manipular o tempo, ou ainda viajar por ele, seja para o futuro ou para o passado. Em primeiro lugar pq, caso realmente fosse possível para alguém manipular o tempo da forma como eu descrevi acima, certamente a possibilidade mais provável de se confirmar como a correta, seria aquela que diz que isso resultaria na destruição da existência. E em segundo lugar, como já disse o famoso físico Stephen Hawking, se for possível, em algum ponto da futura história da humanidade, viajar no tempo, certamente já teríamos feito contato com algum "passageiro do futuro" por aí. E isso, q eu saiba, ainda não aconteceu.

Então, pra q eu perdi meu tempo escrevendo um texto q, aparentemente não nos levou a lugar algum? Pq essa é uma das formas como eu exercito a minha imaginação, e uma das maneiras q eu encontrei de tb tentar estimular, nem q fosse um pouco, a imaginação dos poucos leitores desse blog. Se eu consegui ou não, cabe a vcs me dizerem.

Q tal fazerem isso de uma forma bem simples? Usem os comentários aí embaixo, e respondam: qual superpoder vc gostaria de ter, e pq?


Vale dizer q o texto acima não foi escrito tomando como base algum estudo científico, e nem teve a preocupação de respeitar leis da física conhecidas. Foi apenas, e simplesmente, um vôo da minha imaginação. E quando faço isso, não me preocupo em me apoiar em nada q realmente tenha sido comprovado cientificamente.


Aqui me desanexo...

__________________________________

Comentários:

Engraçado que ja pensei muito em manipulação da matéria e do tempo tb. A combinação dos dois realmente tornaria uma pessoa um deus, com domínio sobre tempo/espaço. Eu sempre gostei de brincar com o tempo. Mas o tempo "humano", que invetaram com seus relógios q contam minutos e horas. Esa contagem do tempo foi inventada, logo pode ser manipulada. E temos a nossa percepção de tempo particular, não é? Vendo tv o tempo passa diferente pra nós do que durante uma prova, por exemplo. Então, eu gosto de brincar com a minha percepção de tempo. Me concentro e consigo acelerar ou atrasar o tempo que "sinto". Já conseguiu chegar na hora em alguns compromissos, mesmo estando bem atrasados por causa disso. hehehe. É uma viagem minha, nunca tinha contado isso......

Leo Spy | 30-04-2003 08:50:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário