domingo, 12 de julho de 2009

[CONTO] Sara em: "Irmão e Irmã"

"Brother dearest..." de meluseena



Sara: Vamos ganhar uma irmãzinha, Rê! Não é o máximo?!!
Renan: Não sei... Acho que não vou gostar dela. É filha do papai com aquela mulher.
Sara: Ela não tem culpa de ser filha dos dois, Renan!
Renan: Mesmo assim, eles moram lá longe. Nem vamos nos ver tanto.
Sara: Nas férias a gente vai pra lá.
Renan: Além disto, parece que o papai não liga mais pra gente...
Sara: Ele ainda gosta de nós!
Renan: Do jeito que a mamãe gosta?
Sara: A mamãe... Ela é outra história.
Renan: Não parece tão diferente assim. Ela tá com outra pessoa, do mesmo jeito que o papai.
Sara: Não parece mas é! Aquele desgraçado que ela tá namorando não presta!
Renan: Você acha o mesmo da namorada do papai.
Sara: Não acho o mesmo. Só não gosto dela.
Renan: Porque ela não gosta de você.
Sara: E também porque ela olha pra nós como se a gente fosse lixo.
Renan: Por que eles fizeram isto?
Sara: Fizeram o quê?
Renan: Escolheram ficar com pessoas tão más.
Sara: Talvez pra eles essas pessoas sejam boas.
Renan: Não são boas se só conseguem ser assim com eles.
Sara: Você tá certo. Mas é o que escolheram pra eles. E isto não importa, tá bem? A gente não pode deixar que essas pessoas façam com que a gente deixe de gostar da nossa irmãzinha que tá chegando.
Renan: Será que ela vai precisar de alguém como você pra gostar dela do jeito que eu precisei?
Sara: Por que diz isto?
Renan: Você sabe porque. Desde que a mamãe se separou do papai ela não gosta mais de nós.
Sara: Ela gosta sim. Especialmente de você.
Renan: Por quê?
Sara: Não importa...
Renan: Por que aquele cara tentou te...?
Sara: NÃO IMPORTA!!
Renan: Tá... Desculpa...
Sara: (...) Se ele tentar fazer algo comigo de novo ele vai descobrir o que é a fúria de uma valkíria! - bradou Sara, olhando como se estivesse em outro mundo.
Renan: O que é uma "valquíria"?
Sara: Outra hora eu te explico...
Renan: Sara... Será que eu sou uma pessoa má por querer que você fosse a minha mãe, no lugar da mamãe?
Sara: (...) Rê, eu... Não, Rê, você não é mau por querer isto. A mamãe...
Renan: Ela só gosta daquele cara.
Sara: Às vezes eu penso que ela nunca gostou de nós. É como se, enquanto ela estava com o papai, ela só fingisse que gostava... Como se ela quisesse mostrar que podia gostar de alguém do mesmo jeito que gosta dela mesma. Mas... depois que ela e o papai se separaram, parece que desistiu disto. E quando conheceu aquele cara, ela parece que... desistiu de nós também. Nós somos agora a lembrança do fracasso dela como mãe... Somos um peso na consciência dela, e... Aquele cafajeste... ele só ajuda ela a esquecer desse peso enquanto... enquanto se trancam naquele quarto...
Renan: Eles fazem tanto barulho quando estão lá...
Sara: Você não devia ficar reparando nestas coisas! Devia sair de casa nessas horas, escutar música. Fazer qualquer coisa que não te deixe ouvir...
Renan: Faço isto de vez em quando. Mas tem dias que não dá vontade de sair de casa, daí eu ouço.
Sara: Não deve ouvir! Você não precisa disto.
Renan: Eu só preciso que você fique perto de mim.
Sara: (...) Eu vou ficar... Você sempre foi meu herói, mesmo antes de nascer.
Renan: Como assim?!

Sara levou o punho fechado ao peito. Trazia um olhar distante no rosto. Uma leve ruga de dor na testa.

Sara: Nos dias mais... difíceis, era você que me salvava. A lembrança de que você estava chegando, era o que... levava minha mente pra longe... Pra lugares e tempos mais doces.
Renan: Eu não entendo.
Sara: Talvez entenda um dia... Talvez não. Mas não pense nisto! Eu te amo, Rê! - e abraçou-o com ternura.
Renan: Também amo você, Sara. (...) Me promete uma coisa...
Sara: O quê?
Renan: Promete que não vai se separar de mim nunca.
Sara: Eu... Eu prometo. - e sentiu um gosto amargo na boca, e que estava um passo mais próxima do inferno.

______________________________________


Sim, ela voltou, porque tinha novas histórias pra contar. Praqueles que leram sua primeira história por aqui, peço que considerem-na uma introdução, uma visão geral dessa pessoa/personagem que passou a compartilhar partes de sua vida com este humilde pretendente a escritor.

A partir de agora "Sara" será uma presença constante aqui neste blog, pelo menos enquanto ela chegar até mim com novos relatos, a fim de preencher algumas das muitas lacunas deixadas por aquela sua primeira aparição. Serão todos contos fechados, como este, episódios de uma vida que merece ser desvendada com um pouco mais de cuidado, atenção, e especialmente, apreço pelo que ainda precisa ser dito a seu respeito.

Como todas as vidas deste planeta, Sara tem uma que merece ser relatada, e sinto-me honrado em tornar-me responsável por isto. Espero estar à altura da tarefa.

________________________________

Comentários:

Há apenas uma ressalva: Renan não sabe. Nunca soube. Jamais saberá. Ele vê em Sara algum tipo de pureza impossível de se perder ou deixar de de existir, não importando em quantas camas ela acorde. Renan é um bom garoto.

L. | 12-07-2009 12:22:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário