domingo, 27 de setembro de 2009

[Resenha] Big Bang Theory S03E01- The Electric Can Opener Fluctuation

big bang


Sim, este texto contém spoilers...

Obs.: os trechos em laranja foram escritos pelo C.

Depois de muita espera pelo episódio, o que tivemos foi sim um pouco de decepção. Tudo bem, eu não estava mesmo esperando nada bombástico, mas apenas alguma inovação ou uma chuva de piadas nerds/científicas. Mas não foi o que ocorreu.

Realmente, eu lembro que na época que Casseta e Planeta era engraçado (sim, acredite se quiser, já houveram tais dias) o programa mais engraçado era justamente o de “volta das férias”. Eu tinha a mesma expectativa com BBT que os roteiristas voltassem “secos” pra fazer um bom episódio.

Temos a volta do grupo composto por Sheldon, Leonard, Raj e Howard, após três meses de pesquisas no Pólo Norte. Destaque para as barbas e cabeleiras ostentadas pelo pessoal, com exceção lógica de Sheldon, que se limitou a um cavanhaque. Interessante notar que os atores realmente deixaram crescer as barbas. Fato comprovado pela entrevista prestada durante a Comic Com 2009. Porém, todo o excesso capilar deve provir de maquilagem.

Eu tinha alguma expectativa sobre algumas cenas no pólo norte, mas ok, a vida continua...


Depois passamos para aquele que seria o ponto alto do episódio. Penny cata Leonard num tremendo beijo e, após duas temporadas de chove-não-molha, a gente pensa: ufa, finalmente vai sair coelho desse mato... Mas foi uma coisa com cara de que não vai durar. Parece que os roteiristas não estão dispostos a nenhuma mudança mais radical no formato do programa.

Ow-ow-ow, nós quem, cara pálida? Honestamente, que se foda o romancezinho da Penny. Ponto mais baixo do episódio, isso sim. Ponto alto do episódio é quando a Penny tenta consolar o Sheldon e fala do filme de Star Trek =P. E realmente, não vai sair coelho desse mato até o ultimo episódio da série, e eu concordo com os roteiristas em não mexer nisso. Pra quem quiser romancezinho eu googleio Dawson Creek e posto aqui depois...

Outro ponto decepcionante foi Sheldon. Com certeza o personagem mais engraçado da série, aquele que possui a maior quantidade de fãs... o dono do inigualável e único sorriso creepy... Sinceramente, Jim Parsons não conseguiu nem metade da graça que sabe fazer com Sheldon. Os potenciais chiliques e reações que poderia ter após a sabotagem de seu projeto foram mínimas, isso se compararmos a outros fatos ocorridos em episódios anteriores, e que tiveram reações mais extremas (sim, não sente no canto do sofá...).

Realmente, deu pra sentir o Sheldon bem menos nerd/TOC/autista como só ele sabe ser, e mais um personagem excêntrico em Friends. E observe que vindo de mim isso NÃO é um elogio. A trama do episódio é sobre ele ter achado que comprovou uma teoria que lhe daria o Nobel, mas descobre que foi uma armação (céus, me sinto narrador da Globo usando essa expressão) dos outros para que ele não lhes enlouquecessem. Concordo, por MUITO menos ele já fez seres humanos normais considerarem o seppuku com faca enferrujada uma boa opção (sim, vamos viajar de trem). Enfim, a sensação é que eles tentaram fazer a série mais palatável para o publico comum e menos nerdico.


Nesse episódio tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a mãe do Sheldon (e entender o porquê de ele ter saído de casa). Neste ponto encontramos o único momento realmente engraçado. Howard com um chapéu de cowboy vermelho tentando imitar um típico texano. Neste ponto ele se superou e tivemos boas risadas.

Honestamente eu fico com a cena da Penny tentando consolar o Sheldon, e ele demonstrando apenas uma vez no episódio o seu jeito amável o qual todos amamos e esperamos. Tem também a coisa do episódio não ser coerente com as referencias anteriores à mãe dele: até onde se tinha visto ele escolhia claramente “deixar quieto” essa coisa toda de religião (o que é uma excelente escolha da produção). Nesse episódio ele dá umas ferroadas no criacionismo diante da mãe dele, o que ficou meio perdido, já que não foi engraçado, e também não é como se eles fossem comprar esse tipo de discussão (ainda mais que é uma comédia, espero que nem decidam um dia).


Fica aqui uma expectativa para uma melhor qualidade da série. Claro que toda série, ainda mais as que passam da primeira temporada, têm seus momentos de altos e baixos. Mas era de se esperar mais de uma season premiere. Vamos ver se os roteiristas perdem um pouco o medo de ousar em novas fórmulas e continuam a nos surpreender com o que há de melhor no “Nerdverso”.

Realmente, foi um episódio muito fraco. E preocupa mais ainda por ser justamente o primeiro. Quer dizer, se esse que eles tiveram todo o tempo do mundo pra bolar e armazenar referência foi assim, o que esperar do resto? Preocupante, deveras. Tirando a referencia ao Kindle (T.T nhaaa... ME DO WANTS!!!!), a série nem fez juz ao “Nerdverso” e sem isso é apenas uma sitcom bastante... esquecível. Espero que eles não esqueçam disso pro resto da temporada, já que ótimos atores e capacidade pra isso eles têm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário