segunda-feira, 28 de setembro de 2009

[REVIEW] Fringe s02e02 - Night of Desirable Objects

Photobucket
Na verdade esta é uma cena do final.
Mas eu não me importaria se o episódio começasse assim =P

Depois de uma estréia de temporada um tanto frenética na quantidade de informações e mistérios atirados na nossa cabeça, a equipe de roteiristas da série optou pela habitual "esfriada" característica de episódios posteriores àqueles mais bombásticos.

Mas, felizmente, isto não representou um grande problema. Apesar da história mais "calminha", digamos assim, foi um episódio que não ignorou os principais fatos apresentados no anterior, o que já é um bom sinal, especialmente praqueles, como eu, que já estão acostumados com Lost, onde nos apresentam um episódio cheio de revelações que têm potencial pra influir significativamente na trama, só pra, no episódio seguinte, tudo aquilo que foi apresentado não surtir o menor efeito.

Por exemplo, houve a inevitável retomada da questão envolvendo o transmorfo que se faz passar pelo Agente Charlie, dando agora uma de bonzinho, e até se oferecendo pra ajudar Olivia a se lembrar do que aconteceu no misterioso encontro que ela teve no outro universo com sabe-se lá quem, enquanto no episódio anterior ele estava disposto a matá-la. O que nos faz pensar no que fez o "homem-invisível" que opera a máquina de escrever do outro lado do espelho mudar de idéia com relação a seus planos envolvendo Olivia. Óbvio que uma hora isto vai dar merda, resta saber exatamente quando. Mas, só a tensão criada pela expectativa disto acontecer já faz vale a pena acompanhar os próximos episódios.

Photobucket
Walter e Astrid brincando de carrinho

E pra quem reclamou que no primeiro episódio o Walter não arriscou nem sequer uma teoria pra explicar o que diabos aconteceu com a Olivia durante o acidente de carro, aqui ele apareceu no melhor estilo Dr. Brown tentando reproduzi-lo em versão miniatura, usando um sapinho que remete diretamente a uma das misteriosas imagens de divulgação de Fringe. E, claro, pra quem é fã da trilogia De Volta para o Futuro, ficou na cara que aquela cena foi inspirada em uma vista no primeiro filme, onde o Dr. Emmett Brown tenta explicar pro Marty McFly como ele o enviará de volta para o futuro usando o clássico raio do relógio da torre.

Photobucket
Dr. Brown e sua clássica maquete "pouco detalhada" do centro de Hill Valley

Outro detalhe que os roteiristas de Fringe vêm explorando muito é a possibilidade de mais personagens além de Olívia, Walter e William Bell terem viajado pra universos paralelos, e especialmente as conseqüências físicas disto. Neste, durante a conversa misteriosa entre Nina Sharp e o Olivia, a primeira deu a entender que seu "câncer" pode ser uma conseqüência de alguma viagem que ela fez para outro universo, o que é uma hipótese válida, se levarmos em conta o estrago que um "mísero" teletransporte entre um ponto do planeta e outro fez com o Robert Jones na temporada passada.

Photobucket
Agradeça por não ter descolado um cancerzinho

No caso de Olivia, a garota ganhou superaudição. Se este é apenas um de outros poderes que irão se manifestar, só o tempo dirá, mas não duvido nem um pouco que haja mais, uma vez que na temporada passada, graças ao teste que Jones aplicou-lhe, Olivia demonstrou algum tipo de controle de objetos pela mente, apagando as luzinhas daquele aparelho estranho.

E mais uma vez Peter mostrou que está mais disposto a "pôr a mão na massa", ao invés de ficar apenas tentando dar algum sentido às explicações de Walter. Desta vez saiu à caça de informações de casos de desaparecimento semelhantes ao de Olívia.

Quanto ao novo personagem, Sam Weiss, não há muito o que ser dito por hora. Apenas que parece ser mais um daqueles que sabem mais do que aparentam. Achei estiloso ele cuidar de uma quadra de boliche, mas só. Resta-nos aguardar outras participações.

Photobucket
Sim, eu sei que sou estiloso.

Já o caso apresentado no episódio não me chamou muita atenção. Mais um "monstro da semana" criado por um cientista num momento de obsessão e loucura. Nada que já não tenhamos visto em inúmeros episódios de Arquivo X, ou mesmo em Supernatural.

Mas, a média final foi boa. Foi um episódio onde os roteiristas souberam equilibrar muito bem informações mitológicas com as do caso investigado, o que já é outro bom sinal de que estão dispostos a acertar mais nesta temporada do que na anterior. Amém a isto!

Um comentário:

  1. realmente, lembrei da referência pra De Volta para o Futuro... mas esse episódio foi até que bem calmo, tentei achar algo obscuro mas não consegui... quero é mais episódios agitados!!!

    ResponderExcluir