sexta-feira, 16 de outubro de 2009

[REVIEW] Distrito 9 (COM SPOILERS!)

Ok, eu sei... faz tempo que nao posto nada aqui e ja venho fazer review repetida... mas é que senti a necessidade de mostrar o outro lado da historia... (momento bom pra lembrar que tudo isso não passa de opinião pessoal de alguem que foi ver o filme e não gostou de TODOS alguns momentos do mesmo)...

Sim, Distrito 9 foi o pior filme que eu vi esse ano... acho que foi o pior em dois anos... E olha que quando eu fui ver, fui com toda boa vontade, pois achei o trailer a coisa mais foda ever! Mas não deu... O roteiro tem mais buracos que os corpos desovados no campus da UFRJ (segundo dizem =X)...

O roteiro passa a primeira metade do filme contando o background, caracterizando os (pessimos) personagens, montando as situações... ai joga tudo no lixo e vai comer um pastel... enfim, os motivos pelos quais EU (frisando o EU) não gostei serão mostrador nos topicos a seguir (e fora da ordem de importancia)!

1- O filme não se decide.
Ele não sabe o que quer ser. Não sabe se quer ser um documentario ou um filme de ação. Ele atira (literalmente) para todos os lados e não diz a quem vem. A proposta dele não era pra ser um "documentario" sobre distinção racial, apartheid e etc? Mostrar a realidade do tal distrito? Ok, na segunda metade do filme o diretor sul africano decide que não quer mais mostrar nada, e sim explodir os figurantes...

2- O combustivel.
Essa parte me irritou profundamente...
Vamos seguir a logica com o tio: Você levou 20 anos para conseguir refinar um liquido e colocar num frasquinho para fazer a nave que vc esconde embaixo do seu barraco voltar pra nave mãe. Ai você olha pra camera e diz "Finalmente temos a quantidade suficiente para poder voltar"... Ai um humano escroto faz uma batida na sua casa, encontra o frasco e acidentalmente derrama o conteudo em si (fazendo com que ele se transforme em um alienigena pq o roteiro precisa que o protagonista se transforme em um... nao precisa fazer sentido... NOT)... Logo, não temos mais combustivel e teremos que gastar pelo menos mais uns 20 anos correndo atras de sucata... ou nao, pq o pouco de combustivel que sobrou no frasquinho, serviu pra fazer a nave levantar, dar uma voada, chamar a nave mae e detonar um monte de coisas ao redor (exagero)...

3- Chamando a nave mãe.
Sério? Tipo, a nave mãe tinha um raio trator que poderia ser ligado remotamente? Com o minimo de combustivel possivel (ja que ele foi usado pra fazer a nave menor beber, cair e levantar)? E só o camarão minusculo pensou nisso?

4- Armas.
O governo americano tira os camarões da nave mãe... repetindo: O GOVERNO AMERICANO TIRA OS CAMAROES DA NAVE MÃE... ok, após frisarmos BEM esse detalhe, explica pra mim COMO os camarões desceram com TANTAS armas e TANTA tecnologia (tinham até um robo)? Pois, 20 anos depois, eles ainda tinham armamento de sobra para trocar por comida de gato... e não parecia que eles ainda estavam criandos as proprias armas... E se estivessem? Bem, leia o proximo topico...

5- Violencia nas redondezas.
No inicio do filme (na parte que ele decide ser documentario), diz que a população que mora em volta do Distrito 9 estava boladinha, pq eles são violentos... roubos, assassinatos, furtos...
Ok... Vamos partir dos principios que são inteligentes o suficiente para criar o proprio armamento pesado na terra (ja que eu acho que seria impossivel eles terem descido com tudo aquilo que eles ofereciam para os nigerianos... ah, e frise o PESADO em armamento)... então isso quer dizer que, independente de como eles consegue as armas, eles tem em seu poder bazucas, mini nukes, explosivos, robos assassinos... e... não se impõe para cima dos nigerianos que... bem, possuem metralhadoras? Sendo que, um pouco do armamento deles foi mais do q o suficiente para invadir um predio militar? Destruir paredes e matar varios soldados mais protegidos? Jura que os camarões nunca entraram em conflito ou tentaram se impor usando aquelas armas? Pouco provavel... uma coisa é vc ter facões e lanças a sua disposição contra baionetas e pistolas... outra é vc ter as armas de ultima geração, explosivos capazes de estragos ABSURDOS, e abaixar a cabeça para pistolas e metralhadoras... Pouquissimo provavel... Pra mim o erro é que os camarões são retratados como espertos E completamente imbecis, tudo dependendo de como o roteiro precisa que eles se portem...


6- Predio do governo e a cidade em geral.
Sério... não sabia que era tão facil entrar e sair de um predio do governo como o protagonista nos mostrou. Quando ele foge do laboratorio, ele simplesmente sai do predio por uma saida adjacente... oi? Ah, ele tambem mostra que, independente do racismo e de todo o ódio, um humano e um camarão podem andar carregando armas pesadas nas costas sem serem notados e ficarem parados na porta de um predio do governo que abriga um laboratorio secreto sem que ninguem da segurança fale "WTF?"...

e por fim, 7- Um dos melhores filmes de Ficção
Isso me tira do sério... gosto é gosto, respeito isso... mas dizer que um filme é sensacional e que é um dos melhores e que os proximos filmes de ficção devem se esmeirar nele é o fim da picada... Achei super legal o lance do filme tentar demonstrar a segregação, mostrar os aliens como uma minoria que ninguem gosta e ninguem quer por perto, toda a coisa do desrespeito ao proximo e de como podem tratar outros seres como lixo... mas de boas intenções o inferno está cheio! O filme (pelo menos a primeira metade dele) conseguiu passar essas ideias muito bem... mas se é pra ter somente essas ideias eu leio um livro, e não vou a um cinema esperando ser entretido e ter uma historia completa. Pra mim o filme foi apenas isso: Um boa ideia. A execução foi pessimamente planejada e os plot twists foram sofriveis. Quem foi comigo, por coincidencia talvez, compartilhou a mesma sensação de "O que diabos acabou de acontecer?" ao final do filme, por acharmos que o mesmo não fez o MENOR sentido, e por ter visto umas garotas na fileira do lado quase que batendo palmas e falando "espetacular!"...


e sim, isso foi um desabafo de quem saiu correndo de uma aula seco pra ver essa porcaria no ultimo dia do festival do rio... e sim, saiu atrasada por falta de tempo haha :P

5 comentários:

  1. Cara... Que bosta!

    Nem tinha reparado em todos esses buracos...

    Concordo contigo, tá MUITO longe de ser um dos melhores filmes de ficção científica.

    Esse lance do diretor/roteirista não saber que gênero seguir foi um porre!

    Eu sinceramente esperava que o filme inteiro fosse feito no estilo documentário, só que com uma história melhor trabalhada, e não aquele bando de personagens estereotipados tão profundos quanto um disco de vinil (desconsiderando o conteúdo, obviamente).

    Depois dessa fiquei mais decepcionado ainda com este filme. Valeu por abrir mais meus olhos.

    O que me fez pensar que, pra alguém que adora ficar reparando nos detalhes do que leio/assisto, eu fui beeem relapso desta vez. Mas, me dá um desconto, que o filme já não tava mais tão assistível depois do lance "combustível-alienígena-metamorfoseador-de-humanos."

    Mas, ainda espero uma seqüência com uma mega guerra intergaláctica entre os camarões e os humanos. De repente com um tema melhor definido a coisa até anda melhor.

    ResponderExcluir
  2. Com todo o respeito Rodrigo, mas a resenha do Queza disse tudo que precisava ser dito =P

    ResponderExcluir
  3. Nah! Sem problemas! Agradeço pela crítica.

    Preciso mesmo aprender a me soltar mais quando escrevo.

    Farei umas tentativas nas próximas críticas. Vamos ver o que vira.

    ResponderExcluir
  4. haahahahahaha sério, todo o frison em cima desse filme me deixou enojado... Ai quando vi que o bonequinho maldito do globo quase jogou petalas de rosas na tela e que o Pablo Villaça fez uma review dizendo que foi um filme para todos aqueles que gostam de ficções inteligentes, eu me emputeci e precisei liberar o odio haeueahuehuea Mas acontece... as vezes vc nao ligou pros furos do roteiro, pq outra coisa do filme te chamou a atenção... ^^

    ResponderExcluir
  5. Pô, até o Pablo?! Agora o cara me decepcionou.

    ResponderExcluir